segunda-feira, 29 de março de 2010

MANUTENÇÃO - PRO SHOCK ULTRA XO

Ontém a tarde quando lavava a bike percebi que a suspensão estava baixa demais, verifiquei o seu funcionamento e constatei que estava sem amortecimento. Ao segurar o pneu dianteiro e elevar a suspa ela retornava ao menor curso. Intrigado com tal acontecimento já me deu vontade de desmontar e ver qual seria o problema. Com a experiência em outras duas suspas que tive resolvi meter mão, uma vez que o sistema de amortecimento da Pro Shock Xtreme Out-Door Ultra XO é bem simples, sendo composto de duas molas e 5 elastômeros em cada bengala.


Munido de uma chave inglesa desenrosquei a tampa da bengala e saquei a primeira mola e os demais elastômeros, estes muito estragados, alguns literalmente dissolvidos pela ação e tempo de uso. Com uma chave tipo L nº 12, terminei de desmontar toda a suspensão, lavei todas as peças com oléo diesel, a fim de tirar todas as impurezas como resto de graxa e resíduos dos elastômeros, depois lavei com água e sequei com uma flanela. Os elastômeros foi até fácil encontrar custou R$ 5,00 cada um, são 10 ao total. Pela foto você pode ver os novos e os usados, percebi-se o quanto estavam estragados. Usei graxa azul por apenas um motivo, foi a mesma que encontrei quando desmontei a suspa, então resolvi manter o padrão. Montei tudo em ordem inversa a descrita acima, caso queira fazer na sua suspensão montei estas fotos para ajudar. Dúvidas? Caso tenha alguma é só perguntar.

Abraços e até a próxima!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Nas Dunas de Mangue Seco - BA



Pessoal a mais recente aventura em Mangue Seco/BA, foi show de bola! Foram 436km entre ida e volta, sendo que cerca de 100km de puro off road. Cerca de 70km de pura areia, onde 90% era dura. Fomos eu o Jr. e Ricardo amigos e companheiros de aventura. A aldeia de MS é simples as barracas de praia idem, muita areia e dunas pra subir e descer, foi melhor ainda que durante alguns dias anteriores chuveu e segundo os bugreiros toda a exteção das dunas estava pilotavél. Para a 1ª vez foi um belo e excelente passeio, mas no próximo explorare-mos um pouco mais as dunas, pois ficamos preocupados com o horário da cheia da maré, tendo em vista que voltaríamos com a mesma maré. Mais podemos fazer indo bem cedo e voltando com a maré vazante seguinte, com tanto que os horários sejam ainda durante o dia.


Em alguns trechos o que me chamou a atenção foi a existência de grama inclusive alguns animais de criação cavalos, vacas, muitos jegues, todos soltos... O lugar é muito legal, preciso voltar lá com mais tempo.


Uma outra questão que precisamos abordar é sobre os ninhos de tartaruga, reparei que em Costa Azul e Mangue Seco estes ninhos estão sinalizados com bandeiras brancas, então quando passar mantenha uma boa distância delas.


Entretanto vale ressaltar que a correnta apuração do combustível da sua moto é imprescindível. Pois corre-se o risco de sofrer de pane seca. Calibragem do pneu traseiro por volta de 15 libras, o dianteiro normal, freio dianteiro nem pensar o difícil é lembrar disso na hora da precisão. ALguns tombos são inevitáveis principalmente quando se tem uma pilotagem mais freeride. Mas se não abusar qualquer um com pouca experiência passa tranquilo, isso sem falar nas pernas como apoio e equilibrio.


O amigo Jr descobriu uma maneira de passar pelos trechos arenosos (fofa) ir dosando na aceleração sem embrenhagem, tipo acelera e solta acelera solta. Não testei mas na próxima vou tentar.


Ouve um momento de pane seca, não sem aviso. Mas vale a lembrança para que não ocorra outra vez. Podemos ser mais cautelosos.


Agradeço as dicas e conselhos dos amigos motociclistas Srs. Luis Almeida, Cícero Paes e Radson "Rad", pelas dicas de como andar com a moto na areia.

Bem, depois do vídeo seguem algumas fotos.

Apreciem,



Obrigado e até a próxima!