quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

BIKE - INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

Toda vez que for de sair é bom checar os seguintes itens de sua bike:

Pressão dos pneus. Após algum tempo parado os pneus murcham. Calibre-os.

Verifique se os cabos de freio e de câmbio estão em bom estado. Em geral cabos de freio quebram junto a manete. Pressione a manete e verifique se não está desfiado. Cheque o estado das sapatas de freio. Deve haver pelo menos 2 mm de material frenante. Nos freios a disco qualquer som gritante tipo ferro com ferro é sinal de pastilha gasta. Troque imediatamente. Pois pode danificar o disco. No caso dos freios hidráulicos, verifique se há vazamentos de óleo nas junções da manete e do caliper.

Observe o quadro e procure por sinais de rachaduras e trincas. O lugar mais suscetível a isso é no downtube (o tubo inclinado) próximo à caixa de direção e no downtube próximo da caixa do movimento central (a parte onde ficam instalados os pedivelas), no top tube center onde se instala o canote do selim e também nas gancheiras da roda traseira (onde ficam presos os eixos das rodas).

Procure por folgas também na caixa de direção. Freie a roda dianteira e balance a bike para frente e para trás. Se perceber que há folga na caixa de direção é melhor ir direto para a oficina. Aproveite e pressione o freio traseiro e levante a frente da bike do chão Gire o guidão para a direita e para a esquerda suavemente. Sinta se há pequenas imperfeições ao se girar o guidão. Se o movimento direita-esquerda do guidão estiver preso ou com saliências é sinal que a caixa de direção precisa ser revisada.

Sons do tipo estalos significam esferas ou bacias com imperfeições, leve a uma oficina e peça pra revisarem os cubos e o movimento central.
Veja se há folgas nas rodas ou desvios suaves ao se girar (significa empeno) se houver melhor passar em uma oficina para retirar a folga e desempenar.

Um dos fatores que garantem a satisfação e a alegria de um bom passeio ou treino é a manutenção preventiva, se você é do tipo “osso duro” deixa quebrar pra concertar, pode pagar caro com sua conduta displicente.

* O melhor é prevenir.

Boas pedaladas!

Nenhum comentário: