terça-feira, 28 de julho de 2009

Sistema de arrefecimento no NivaSouto

Camaradas niveiros, compartilho com vocês a minha solução para os problemas de temperatura no sistema de arrefecimento do meu niva. Antes gostaria de salientar que quando comprei meu niva já o encontrei sem a termostática e com alguns dutos de passagem de água isolados.
Sempre que submetia meu niva a condições off road ou mesmo parado em congestionamentos o motor fervia, tentando solucionar este problema meu mecânico Saulo da Oficina Beira Rio (vide http://nivasouto.blogspot.com/2009/02/solucao-anti-travamento-do-rolamento-de.html) bolou o seguinte:
Utilizando o reservatório do gol e mais uma conexão em T e a troca da tampa do radiador por uma sem mola, seria o bastante para a água circular pelo motor, coisa que não estava acontecendo ou se estava muito precariamente . Como referência procure a conexão do Opala no meu caso na época comprei a da foto e mandei cortar e soldar o cano extra (era do Fiat com motor argentino). Ainda tive também que bolar o suporte pro encaixe do reservatório que é do gol. Na montagem o reservatório deverá ficar na altura ou acima do nível do radiador.
Hoje normalmente o ponteiro da temperatura fica próximo dos 60º beirando os 70º quando pego congestionamentos e em condições off road ele chega pelos 90º. Muitos podém questionar mas afirmo que tanto para mim quanto para o amigo Claudinei (Tucuna Móvel, vide http://www.youtube.com/watch?v=0gdfIioOaho) esta solução foi muito providencial. Olhem as fotos qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços.


Nenhum comentário: