segunda-feira, 7 de setembro de 2009

EXERCÍCIO PARA APNEIA NA CAMINHADA

Numa certa tarde me encontrava praticando caminhada no calçadão, atividade que resolvi praticar devido uma lesão muscular, e a caminhada por ser de baixo impacto não afetaria a lesão e eu não ficaria sem exercícios fisicos até a recuperação ser plena e poder retornar aos mergulhos ao karate e ao ciclismo.

Veja bem amantes da Caça Sub, nesta caminhada desenvolvi um exercício simples e acredito que principalmente pelo uso do Princípio da Especificidade que nada mais é que a imposição como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance esportiva em termos de capacidade física interveniente, sistema energético predominante, segmento do corpo e a coordenação motora (técnicas) requisitadas. Então o que fiz foi adaptar a movimentação dos exercícios aplicados na caça sub a minha caminhada, lembrando que estes exercicios seriam os movimentos de preparação para imersão, submersão, tempo de fundo (espera), emersão (retorno) e recuperação.

Exercício baseado numa etapa completa de uma movimentação para caçada:

Caminhe dez passos e a cada 10º passo faça uma etapa da respiração. Mas precisa que a cada passo do 1 ao 10 você execute um ciclo lentamente, não vale encher o pulmão no 1 e caminhar 9 sem exercício.

1º Inspire (puxe o ar pelo nariz) do 1 ao 10.

2º Prenda - caminhe 10 passos

3º Expire (solte o ar pela boca) do 1 ao 10.

4º Sem ar - caminhe 10 passos

Feito isso terá completado um ciclo da respiração. Repita quantas vezes conseguir, com o tempo tente aumentar os passos durante o exercício. A cada 3 séries respire normalmente por uns 2 minutos e repita o exercício.

Cuidado! Pois pode haver falta de oxigenação no cerébro e causar tonturas. Então diminua os passos.

Bem é isso aí espero que gostem e apliquem o exercício em suas caminhadas. Depois deste exercício sua caminhada deixará de ser monótona.

Não esqueça, seja seletivo e consciente pesque apenas o necessário.

Boas caçadas.

2 comentários:

Unknown disse...

Vamos tentar, parece um bom exercicio.... um abraço.

Leo Couto disse...

Depois conte-me sua experiência.