terça-feira, 29 de junho de 2010

PESCA SUB EM RIO - DICAS

Com o inicio da estação da Seca na região, estamos prestes a começar a temporada de pesca sub na maioria dos rios.
Como na maioria dos rios, para voce ter acesso a eles, é preciso entrar em uma propriedade particular e ter autorização do proprietário ou responsável, aí vai alguns procedimentos que um mergulhador tem que ter para não queimar o filme.
- Evite mergulhar nos locais onde tem pescadores de linha, geralmente da confusão, vá para outros pontos do rio, ou vá em outra hora que eles não estão pescando.
- Evite mostrar os peixes que voce capturou, o pessoal vendo os peixes, rola depois um falatório enorme ( tipo, vieram uns mergulhadores aqui e acabaram com os peixes do rio, estão espantando o peixe da região e outras baboseiras que o pessoal espicha na lingua). Desde da década de 70, quando começou a pesca sub em água doce no interior do Brasil, este fator de mostrar os peixes foi o que mais queimou o filme do mergulhador, por isto EVITE TOTALMENTE mostrar os peixes na região.
- Quando mergulhar em ceva de pescador de linha, mergulhe no horário que ele não esta lá, pois assim voce evita conflito com ele. O pescador de linha vai continuar cevando o lugar, você sempre apanhando peixe, sem ele saber e sem confusão, e voce vai mergulhar em uma cevada de graça.
- Evite fazer acampamento perto da aguada do gado, talvez aquela seja a unica na fazenda, e voce estará impedindo o gado de descer ao rio.
- Fazendeiros, geralmente não gostam de muita gente no local, por isto mergulhe com no máximo 3 pessoas, rios pequenos e médios não fica legal com mais de 3, e também é mais fácil navegar com o barco com pouca gente.
- Não deixe lixo, no local do acampamento, leve no carro e jogue na lixeira da cidade mais próxima.
- Cuidado ao fazer fogo no acampamento, pois estamos na época da seca, e um descuido o fogo pode pegar no pasto e uma destruição terrivel e de muito prejuízo pode acontecer.
- Junte roupas velhas ou se possivel leve mantimentos e alimentos, para doar para o pessoal carente das fazendas. - Pescadores, mergulhadores, profissionais, caçadores, garimpeiros, tudo em geral, ao longo dos anos, muitos queimaram o filme nas fazendas, por isto hoje em dia esta ficando cada vez mais dificil o acesso em certos lugares.
- Esteja todo documentado ( carteira de arrais amador, documento do barco, do carro, do reboque, licença de pesca, carteira de associação, de motorista) evite aborrecimentos com a policia rodoviaria e com a florestal.
- Pesque dentro da legislação
- Boas pescarias,com muita diversão, sem confusão e acesso sempre aos lugares.

Dicas e fotos do amigo praticante de pesca sub em água doce - Vladimir/SP

3 comentários:

Marconi disse...

Olá pescador sub, tudo bem?
Parabéns pelas sua dicas.
Um abraço e boas águas!!! www.fronteirasub.com.br

Anônimo disse...

Oi, muito bom seu blog. Adorei as dicas.
O que acha dessa marca de molinete? http://www.tucunarepesca.com.br/molinete-shimano-symetre-2500-fj-3000-fj-e-4000-fj
Já comprou nessa loja?

Unknown disse...

Ok valeu pelas dicas, e qual é a melhor hora para pescar em Rio?.