segunda-feira, 11 de julho de 2011

ROLÉ DE MOTO - LAGOA AZUL

Viagem internacional no NivaSouto.


Calma ainda não chegou a vez, esta placa de indicação de lugar foi avistada em Pojuca-Ba. Me parece que no local os moradores só falam inglês (risos)... Brincadeira é padrão mundial usar a lingua oficial dos EUA em muitas coisas. E parece que por aqui não seria diferente.
Mudando de assunto. Já há alguns meses que não pego a moto para passear. Então na semana passada resolvi que faria algum passeio. Revisão na moto, troca de pneu e um roteiro em mente. Sair em busca de algo novo. Resolvi explorar uma região que ainda não havia passado, pelo menos não com o intúito de fazer moto turismo. Pojuca - Alagoinhas - Entre Rios - Palame e Baxios, retornando pela Linha Verde (de Entre Rios a Palame cerca de 40 km de estradão com muito cascalho). A companhia do dia foi do amigo Anibal Jr. figura já marcada nas páginas do blog, já é da família, digamos assim. O clima ajudou pois estava um pouco nublado e as sombras das nuvens amenizava nosso calor debaixo de todo o vestuário que envolve uma pilotagem segura.
Desta vez os frutos da mar que geralmente são obrigatórios nas excursões foi substituido pelos sanduíches. Mas com a fome que eu estava este lanchinho foi um manjar. Detalhe, minha pedida foi sanduba do glu-glu e água com gás.

 

No trecho entre Entre Rios e Palame a aventura ficou por conta do estradão com muito cascalho e buracos muitos buracos. O tempo todo cercados por muita plantação de eucalipto e pastos para gado. Já próximos de Palame a vegetação mudou completamente e muitas vezes fomos envolvidos pelas sombras das arvóres típicas de mata atlântica. 


Falando em cascalho, este tipo de piso é muito irregular se der vacilo é chão concerteza. Na gíria motociclística "comprar um terreno". Ninguém caiu, aliás tanto Eu como Jr. andamos muito bem neste tipo de piso, oitentinha limitados pelos pneus mixto e buracos, verdadeiras minas terrestres. O único incidente que tivemos foi o suporte do bauleto do Jr. que se partiu. Rodamos ainda um bom trecho sem muitas emoções devido o fato. Mas depois lembrei-me que o meu bauleto é igual ao dele, e como estava sem o meu na moto, trasferimos o dele para a minha.
O roteiro em si não envolve nada novo e de real incentivo ao turismo ecológico, ficando apenas a melhor parte para a praia de Baxios, onde a atração melhor segundo minha concepção é a Lagoa Azul. Local de uma lagoa de água cristalina, docê, rodeada de dunas. Esta lagoa fica numa propriedade particular e seu acesso é restrito a andarílhos, isso mesmo só se chega a lagoa após vinte minutos de caminhada por uma trilha.


Visando manter o local para o uso e frutos de muitas gerações a administração da fazenda é rigorasa. Deixamos nossas motos na entrada e quando já estavamos na lagoa, Jr. tomando um banho e eu tirando fotos, tivemos a visita do proprietário que trazia o capatás e um amigo visitante. Apresentações e esclarecimentos fomos bem recebidos e elogiados pelo sr. que nos assegurou manter o lugar assim, com este aspecto intocável. A visita de pessoas assim com conhecimento é o que se espera para o local. inclusive a guias treinadados para levar visitantes. Já conheço a lagoa desde 1999 ou 2000 não me recordo bem agora, mas continua do mesmo jeito, graças a estes esforços de preservação. E temos que fazer a nossa parte, lembre-se que o que você levar, traga de volta. Apenas retire do local momentos para recordação fotos videos, memórias que concerteza continuará encantando os visitantes. Não conheço lagoa mais bonita. Vale a pena a visita.

 

Olha a filmagem da aventura na lagoa.



Espero que tenham gostado, um abraço forte. Fiquem com Deus.
E até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

é isso aí rolé tranquilo, calmo e muito legal, o sandubão também estava bem caprichado.
A lagoa azul despensa comentários.

Valeu Léo!

Aníbal Jr
(anibala)

Gilmar de Oliveira disse...

que lagoa em? nossa!