quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PONTO DE VISTA - TRAIL MÉDIA CILINDRADA

Eu analiso atualmente o mercado brasileiro de motos trail de média cilindrada de "Medíocre". Sem contar com as nossas caras pintadas de palhaço.

E o governo deitando e rolando de rir, de você de mim , de todos nós consumistas, que pagamos 3 e levamos 1 pra casa. Como pode um mesmo veículo custar menos da metade no país vizinho? Como pode um país auto suficiente de petróleo com uma gasolina de merda cobrar tanto por ela e exportar a preço tão baixos. Como pode tudo no Brasil custar tão caro.... Me deixe viu. São estas coisas e muitas outras que me fazem enojar este país, na verdade o país não tem nada haver, são os políticos os verdadeiros culpados disso tudo, isso tudo que se arrasta desde a colonização.

Bem, mais vamos deixar esta conversa de lado e falar de motos. Afinal sonhar e respirar ainda não foi tributado. Espero que "eles" não leiam isso.
Atrevo-me a falar apenas de possíveis modelos ao qual eu compraria e só vejo 3 opções no mercado brasileiro que me "agrada", são elas: BMW G 650 GS, Vstrom 650 DS e a Yamaha XT 660. Entretanto em cada uma das motos citadas deixam a desejar em algum aspecto nas qualidades que espero numa moto. Analisemos:

- BMW G 650 GS -
Recentemente chegada ao Brasil a BMW trouxe muita tecnologia agregada as suas motos, mais os altos custos da importação deixaram suas motos muito caras e distante da maioria dos mortais brasileiros. Pensando nisso eles tomaram uma iniciativa louvável mais meio na contra mão dos ancejos dos carentes brazucas no quesito média cilindrada. Trouxe uma moto defasada no mercado europeu para agradar os brasileiros. Diria que um patinho feio europeu se transformou num cisne formoso em mercado brasileiro. Com a nacionalização na montagem da moto em solo brasileiro diminuiu o custo com a operação e consequentemente baixou o preço que é de R$ 29.800 (fonte Revista 4 Rodas especial moto, edição 605-A). E Existe hoje uma longa fila de espera para receber sua GS 650 GS.
Mas o que não me agrada nela é este visual da década de 1990, a altura do banco 78 cm (eu com 1,85 mt vou ficar montado num velotró), sem marcador de combustível, roda 19 na dianteira, curso de 170mm na dianteira e 165 na traseira fecha as qualidades que considero negativas nesta moto. O que me agrada, um banco macio levando bem carona e piloto e o ABS que pode ser desligado em pilotagens mais radicais, seu peso é de 175 kg. Moto boa para o dia a dia.

- Suzuki Vstrom DL 650 -

Maior e mais cara R$ 34.500,00 (fonte Revista 4 Rodas especial moto, edição 605-A), embora seja uma verdadeira estradeira com pretensões mais comportadas, como ela mesmo se entrega em suas especificações técnicas. Curso de 150mm em ambos os amortecedores, rodas de liga leve, aros 19 dianteira, e sua altura do solo de 16,5 cm, altura do banco 82cm um pouco melhor que a GS, mas demonstram tendências negras como o asfalto, aliás, aonde vai melhor. Seu peso é de 194 kg. O que me agrada nela, seu porte, conforto para piloto e garupa e a proteção aerodinâmica (bolha). Moto boa para viagens no asfalto. Tem um monte de acessórios disponíveis para ela, veja como ela fica do jeito que eu faria se tivesse uma:


Vale lembrar que a discaração é tamanha que a mesma moto vendida na europa vem com ABS e nós tacanhos um bando de "indios" para eles, que não precisamos de segurança. Ou outros colocam segurança mais dão uma moto que ninguém mais quer por lá. Enquanto isso o governo baba o ovo de tudo que é jeito destes empresários e de outros líderes de países, enquanto seu povo paga o pato e tem o nariz coberto de vermelho cara pintada de branco e apito na boca. Alias apito mudo, pra não fazer zuada.

- YAMAHA XT 660R -
Uma moto polivalente, que custa R$ 27.273,00 (fonte Revista 4 Rodas especial moto, edição 605-A) mais mesmo com todo este atrativo do valor, poderia ser vendida mais barata. Levando em consideração as duas motos acima descritas que agregam uma tecnologia em alguns aspectos superiores. O que não gosto nela, a falta de marcador de combustível, o banco estreito sem conforto para longas distancias para o piloto/garupa e pelo porte poderia ser mais robusta, segundo informações seu seguro é elevadíssimo, pois é uma moto muito visada pelos ladrões assumidos.Entretanto me agrada as rodas 21" na dianteira, caracteristicas das motos de trilha, altura do assento com 86,5 cm, curso da suspensão dianteira com 225mm e traseira com 200mm, altura do solo 21 cm e as rodas raiadas. Seu peso 165kg. Moto boa na estrada de terra.

Agora vai gerar polêmica: Curso de 220 na suspensão dianteira e 195mm na traseira com ajuste na pré carga da mola, altura do solo de 24,5 cm, altura do banco 85 cm, marcador de combustível, aro 21 na dianteira, porte de moto grande, rodas raiadas, pneus de uso misto, banco confortável para ambos piloto/garupa, peso de 151 kg e seu preço R$14.000,00. Moto boa em todos os terrenos.
Mais saiu de linha. Sabe porque? Por que agrega tudo o que tem de melhor numa única moto. Não quebra e tem manutenção fácil e barata. Por que simplesmente não reformularam e mantiveram o mesmo conceito agradando a muitos. Porque dona Honda (leia-se onda)? Por isso esta é a minha moto.

- Honda NX4 Falcon -

Então porque eu trocaria de moto, só pra alegar status? Status sem funcionalidade, é luxo desnecessário, é ser hipócrita. Mas analiso isso tudo com fundamentos que refletem meus interesses, então você pode discordar e opinar diferente, afinal gosto é particular, cada um tem o seu.
Tudo o que a Honda NX4 Falcon tem e muito mais, com muita competência. Veja onde gastaria meu dinheiro, caso venha um dia ter condições reais de manter uma moto destas:

- BMW F 800 GS -
Do jeito que eu queria.


Não me canso de elogiar esta moto importada. Motor bicilindrico paralelo, altura do banco 88 cm (regulável), altura do solo não é definido pelo fabricante, mais posso afirmar que é mais alto que as acima citadas, peso seco de 178 kg, curso do amortecedor dianteiro (invertido) 230mm, curso do amortecedor traseiro 215mm com regulagens de extensão e pré carga, freios duplo pistão dianteiro, 6 velocidades, o preço do modelo básico no Brasil R$ 49.900,00 (lembre do início do texto). Ah se eu tivesse!

Pois é, tá tudo aí como eu acho. Você pode discordar, opinar e dar sua sugestão.

Abraços e até a próxima!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CAÇA SUBMARINA - PRÁTICADA SÓ

Todo atleta praticante, profissional ou não, sempre respeita as regras e normas de segurança em suas atividades, além de usar equipamentos adequados, e no caso da caça sub, analisar as condições ambientais como o tempo e condições da água.

E a principal regra neste esporte é a de que não se deve mergulhar sozinho. Pois existem situações durante a jornada de mergulho que envolvem riscos, perigos que muitas vezes podém significar desde um leve acidente e até mesmo à morte. Principalmente se precisar de ajuda e não disponibilizar de um parceiro para socorrer.

Entretanto, "analiso" que diversos fatores influêm diretamente na performance da caça submarina, e uma delas é a auto-suficiência, explico: Estar apto a resolver sozinho todas as situações e condições possíveis durante um mergulho. Para isso devemos contar com bons equipamentos, desfrutar de uma excelente preparação fisica, psicológica e emocional.

E como alcançar tal status que me garanta ser auto suficiente? Praticando a atividade na sua individualidade. Veja bem, não estou induzindo você a sair por aí mergulhando sozinho, principalmente se for iniciante e do tipo sedentário. Mas se você se preocupa com alimentação, saúde, realiza exercícios fisicos regularmente (paralelo a caça sub) que propiciem um alto grau de condicionamento, detém a técnica e todos os fundamentos da caça sub, não vejo porque não se aventurar nesta empreitada.

Sigo algumas regras quando resolvo ir sozinho:

- Escolho dias em que as condições climáticas estão favoráveis;
- Mergulho geralmente entre 5 e 18 metros;
- Vou sempre de prancha, se for embarcado, levo uma pessoa pra ficar no barco e ajudar (principalmente com a âncora);
- Uma noite de sono adequada;
- Locais onde já estou habituado a cair e conheço os pontos de caça (pesqueiros);
- Deixe pessoas avisadas em casa da hora de retorno, caso algo saia errado terão o horário de alerta;
- Equipamentos revisados e em ordem, inclusive duas ou três armas, mesmo que nunca precise usá-las;
- Elabore um roteiro, planeje o mergulho defina pesqueiros a serem visitados;
- E o principal mesmo estando só, não siguinifica que está desacompanhado, convide a Jesus Cristo para ser seu parceiro de mergulho e dê Glórias a Deus em todas as situações;
- No Final do mergulho já em terra reserve um tempo para meditar e interagir com a natureza desfrutando do momento e do sucesso do mergulho, agradecendo a Deus pela imensa oportunidade recebida.

O mergulhar sem um parceiro, aprimora a técnica e prepara o indivíduo a realizar ações sozinhos, aprende a se superar lidando com as adversidades durante a prática. E evoluimos nestas condições. Transforma o diamante bruto numa jóia preciosa.

O medo, o cansaço, a insegurança, o desafio, tudo isso deve ser administrado dentro de cada um e as emoções controladas para serem usadas na medida certa, na hora certa. Nos fazendo superar com segurança nosso limite e evoluir no esporte.

Abraços e até a próxima.
Fiquem com Deus.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ROLÉ DE FALCON EM SAPIRANGA


Sábado passado fizemos um passeio bacana, curto, mais muito divertido. Com a presença dos amigos Anibal Jr., Saraiva e o Doc vindo de SP recentemente. Fomos a Itacimirim acompanhar uma etapa de um camp. de surf, depois seguimos em direção a Praia do Forte onde fizemos uma trilhazinha na reserva de sapiranga, e foi lá onde o Saraiva usando de todo o seu dote circense inventou de passar por cima de um poste que servia de ponte para os pedestres atravessarem o riacho.
A princípio a primeira roda subiu muito fácil pelo degrau existente, mais bastou ele botar a segunda roda em cima para perder o equilibriu e aí faltou chão, com a perna no ar e tombando não teve outra, foi direto na água, a sorte foi o pulo ninja que ele deu (2º ele técnica de judô) se não a moto caia por cima dele, mais isso não impediu dele cair deitado na água e ficar todo enxarcado. A moto, uma XRE 300 ainda funcionando teve seu acionamento interrompido no botão. Apenas um leve arranhão na aleta do tanque e um vidro do retrovisor rachado. E o nosso amigo de corpo lavado. Passaram-se o corre corre para acudir, vieram as crizes de risos. Menos mal, comprou seu primeiro terreno em Sapiranga as margens do rio (kkkkkk). O Jr. e o Doc não quiseram se molhar e não aproveitaram a água fria e refrescante do riacho. Quase coxinhas, sabe como é, "não quero molhar a calça..." blá-blá-blá. Passei na minha vez pelo meio do riacho levantando o maior splash, fazendo companhia ao Saraiva no banho gelado, mas sem comprar terreno.
Depois de aproveitar-mos muito a Sapiranga, seguimos para Diogo onde almoçamos.
Por hoje é só, aproveitem o vídeo abaixo.
Abraços e até a próxima! Fiquem com Deus.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CAÇA SUB - APÓS JEJÚM DE 4 MESES

Após 4 meses sem mergulho devido a vários fatores, tais como: disponibilização de horário, clima de inverno, ventos, água ruim... então aproveitei uma trégua do fator climático que providenciou 3 dias de águas calmas e sem vento com muito sol, típico de verão que foi o bastante para possibilitar condições de mergulho. Acertei na empreitada e fiz um excelente mergulho, não levando em consideração apenas o fato do pescado, mas sim como todo um contexto, condicionamento físico, psicológico, técnica... Foi um mergulho muito produtivo e prazeroso. Mergulho solo, se não é acostumado e acha perigoso que de fato é, precisa aprender a fazer, depois explico o porque.
Assim que cheguei ao pesqueiro estava a todo o tempo passando sororocas, foram 7 peças de sororoca cada uma ha mais ou menos 1,5kg, ainda perdi umas 4 que lascaram. Depois diminuiram e estavam passando esporádicamente. Vi um charéu monstruoso, mas passou muito longe, sem chance de tiro. Depois quase no fim do mergulho fiz uma descida pra tirar o gancho e soltar a prancha quando fui cercado por um cardume de pampo, os maiores estavam mais distantes, quando um dos menores se aproximou e não vacilei, o lance era garantir o peixe, estiquei o braço e sentei o dedo no gatilho, tiro na espinha e peixe na enfieira (6kg). Ainda fiz algumas descidas mas já era quase meio dia estava no mar desde as 07 horas, resolvi voltar para casa. Ainda teria uma tarde de trabalho e a noite o karate.

É isso ai pessoal, em setembro com a chegada da primavera as condições de caça sub tendém melhorar por definitivo. Abraços e até a próxima.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

REDE PORTA TRECOS NO NIVA

Camaradas, comprei numa loja de peças a rede porta trecos da pick up corsa 2003, acredito que de qualquer uma destas pick ups no mercado devem ter esta rede. Fiz a instalação no banco traseiro para o lado da mala. O resultado ficou muito legal e a organização dos equipamentos nota dez. Vejam nas fotos.
Abraços.

domingo, 11 de julho de 2010

LAURO MOTO FEST 2010


Pois é amantes do motociclismo, nos dias 26, 27, 28 e 29 de Agosto na praia de Ipitanga, na área do Kartódromo de Lauro de Freitas - Bahia, você tem compromisso marcado com este evento que promete ser de primeira qualidade.
A organização promete shows com bandas, arena radical, praça de alimentação, lojas de acessórios e muito mais. E como diz o título do cartaz,
" Siga seus instintos e não fique fora desta festa".

quinta-feira, 1 de julho de 2010

NIVASOUTO GANHA DE LAVADA

Prezados, ganhamos a enquete Niva do mês de Junho no blog do amigo Betão (proprietário do niva Grauçá), no fim do ano estaremos disputando a escolha da preferência da galera em o Niva do Ano.
Neste link vocês conferem o resultado:

http://grauca4x4.blogspot.com/2010/06/niva-do-mes-de-junho-2010.html

Aqui o NivaSouto e o Grauçá numa aventura em Canavieiras-Ba em 2009.


Aqui um presentinho pra vocês amigos do NivaSouto a sequência em vídeo da foto usada na enquete:



Obrigado a todos que votaram e ajudaram o NivaSouto sagrar-se campeão do mês de Junho.
Abraços.