sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Auto Suficiência

"Quebrou, e agora?"
Muitas pessoas se desesperam diante de tal situação. Mantenha a calma clama por Deus e vamos trabalhar.
Estou acostumado a estas situações mesmo porque entre minhas aventuras de carro, moto, bike e barco fico exposto a diversas "panes". Devemos estar preparados para possíveis e eventuais transcorrências mecânicas. Não digo sermos expert no assunto mas estar atento para aprender e realizar algumas tarefas.


O mais importante nestas condições é estar equipado com ferramentas e peças que você julgue estar mais propício a acontecer alguma quebra, como por exemplo:
* No carro - tenha sempre a mão ferramentas como chaves de fenda, philips, alicates, chaves de boca combinadas, fita adesiva, arame, fio, corda ou cinta para reboque, etc.
* Na moto - toda moto vem com um estôjo de ferramentas alí tem todas as chaves para uma eventual necessidade. Também não dá pra ficar rodando com uma oficina nas costas. A não ser numa viagem muito longa onde podemos instalar bauletos e alfoges (compartimentos vazios) onde acomodariamos roupas, peças e ferramentas. Há uma dica é levar spray ant-furo.
* Na bike - aí ninguém quer carregar peso extra, mas tenha sempre a mão um canivete multi-funcões, câmara de ar e remendos além da bomba e em condições de uso.
* No barco - neste veículo a prudência e a manutenção preventiva devem ser ítens primordiais. Mas tenha a mão algumas chaves de boca, alicate, fio e arame e não esqueça o remo caso precise fazer força.
Vale ressaltar, que em todos os casos a revisão periódica em oficinas e mecânicos especializados é de vital importância para o sucesso da aventura. Uma dica acompanhe todo o processo da revisão, pergunte, converse, olhe muito. Veja como é feito todo o processo de desmontagem e montagem. Alguns não gostam do cliente bisbilhotando então seja prudente nestas horas.
Quanto mais conhecer do seu veículo e adquirir um pouco de afinidade com a mecânica saberá idenficar quais ítens que devem fazer parte da sua lista, afinal todo sistema tem seu defeito e devemos estar preparados para sermos auto suficiêntes.
Mas uma última dica mas não menos importante, tenha sempre a mão um celular caso seja necessário o pedido de ajuda. Não esqueça de anotar na agenda os telefones do mecânico e de um guincho. Há e deixe sempre algumém avisado para onde você foi e a que horas pretende voltar.
Ótimas aventuras!!!

Nenhum comentário: