sábado, 1 de agosto de 2009

PESO DO LASTRO NA PESCA SUB

Esta questão é uma dúvida frequente entre os iniciantes da pesca submarina, e requer um pouco de cuidado ao determinar sua cota de equilibrio, ou seja a quantidade de lastro ideal pra você.
Existem no mercado vários tipos de cintos, mas todos devem ter estas caracteristicas:
* Ser provido de um tipo de fivéla de segurança, que possa ser aberta com uma rápida operação, caso seja necessária sua retirada ou abandono por questões de segurança;
* Ser confortável;
* Se ajustar bem a cintura.
Normalmente os cintos utilizados são confeccionados em nylon (escorregam da cintura) e em borracha (matem-se fixos a cintura). Em condições de frio extremo e o uso de roupas extremamente grossas usam-se placas de chumbro preso as costas.
Então a utilização deste equipamento deve-se ao fato do aumento da flutuabilidade do corpo devido ao uso da roupa de neoprene, contudo se você não usa roupa, mergulha apenas de camisa de lycra ou apenas de sunga não é aconselhável o uso do cinto de lastro. O chumbo serve para dosar a capacidade de flutuabilidade mantendo a flutuabilidade positiva a 2 ATA (10 mt). Para se determinar a quantidade de lastro levamos em consideração o peso do mergulhador, a espessura da roupa e a profundidade que se pretende atingir. Caso este peso seja excedido o mergulhador estará comentendo um erro enorme, contrariando algumas leis e princípios da física, tendo que realizar um esforço extra na subida, podendo causar síncope de apagamento, saindo muito caro este peso extra. Portanto, é melhor mergulhar sublastrado (pouco peso), aumentando o esforço na descida no início do fôlego do que superlastrado (muito peso) na subida quando estará ávido pelo ar. Esta figura ilustra bem o desempenho do mergulhador na proprorção correta de lastro.



Neste link tem uma maneira muito prática de determinar sua cota de equilíbrio:
http://apneiapescasub.com.br/portal/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=42

Mesmo assim a melhor maneira de saber é na água, na prática. Geralmente acrescente 3kg ao cinto e vá realizando testes e acrescetando ou retirando peso até determinar qual aquantidade de lastro ideal. Se estiver sublastrado nem adianta forçar, não tem como descer, você literalmente bóia. Caso esteja superlastrado sentirá a cintura afundando e a dificuldade de se manter na superfície é enorme. Então você precisa achar o meio termo, ou seja sua cota de equilíbrio.
É importante salientar que você encontra diversos tamanhos de chumbo que permitirá encontrar a dosagem certa do lastro.

É isso aí, agora ficou fácil encontrar seu "lastro ideal". Mas, ainda temos outras formas de lastro, o "lastro variável", assunto para outro dia.

Água roxa e muito peixe pra todos, Abraços.

4 comentários:

Elson disse...

Olá Leo, Gostei muito da orientação. Realmente é um assunto que deixa dúvida em vários mergulhadores. Agora eu sei que estou no caminho certo em relação ao meu lastro, hehehe. Um abração, Elson

Leo Couto disse...

Já valeu o tópico. Obrigado Elson!

Unknown disse...

Léo meu irmão, o que é Lastro?
Quero combinar um dia que dê pra ir junto com vc no barco!!!
Aníbal JR

Ike Moura disse...

Bacana esse tópico...Até antes de ler tinha minhas dúvidas sobre a quantidade de lastro.. Por opiniões de amigos, sugeriram de 6 a 8 kilos, sou grande 1,90 m e peso 94 kilos...
Um grande amigo e conhecedor da pesca, pescando a praticamente 11 anos, me passou as mesma informações que você.. Experimente na prática e vá variando os pesos até se sentir confortável (nem pesado e nem leve).
Obrigado Leo
grande abraço