sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SUPORTE PARA CÂMERA DIGITAL

Atualizada em 01 de março de 2010. Pessoal o suporte é válido, as filmagens ficam um pouco tremidas, mas é uma filmagem diferente que servirá de mais uma opção para os vídeos, não que seja feita toda a filmagem neste ângulo. Mas o que prejudicou mesmo foram as câmeras, que não foram projetadas pra receber o vento, poeira e demais sujeiras que está sucetível nesta condição. Acredito que com câmeras ideais os suportes sejam, aí sim, os mais próximos da perfeita funcionalidade. O problema maior acredito ser a função focalização automática e a a questão das lentes serem desprotegidas.

Com a finalidade de captar novas imagens para meus vídeos, além de dar segurança ao feito de pilotar e filmar ao mesmo tempo, montei um suporte na moto, que pode ser aplicado também para a bicicleta. Tomei como base um tutorial que encontrei no site Kawasaki Motors. Apartir desta ídeia acrescentei outros ítens e adaptei para a minha Falcon, já que tenho alguns acessórios que atrapalham a teoria do site acima. Além de poder fazer imagens de diversos ângulos e posições.
Então vamos ao que interessa, vc precisará dos seguintes ítens:

Material

2 - "T" de 1/2 com rosca
1 - Joelho de 45º de 1/2 com rosca
1 - Joelho de 90º de 1/2 com rosca
2 - Niple paralelo de 1/2 com rosca
2 - Plug de 1/2 com rosca
4 - Abraçadeiras
2 - Parafusos com porca (testar na máquina)
2 - Luvas de 1/2 com rosca1 - Pedaço de tubo de 1/2
1 - Pedaço de cano de 1/2
1 - Tarraxa rápida de 1/2
1 - Arco de serra manual1 - Furadeira
1 - Lixa de ferro nº 150

Montando

É muito simples de se fazer a montagem já que todos os ítens são compatíveis e rosqueáveis, podendo ser montados e desmontados com muita facilidade. A maior dificuldade que ao meu ver não é nada complicado é serrar os T´s ao meio como na figura acima e lixar (desbastar) dentro para acomodar a peça ao guidon e bagageiro, para isso utilize uma lixa enrolada num pedaço do cano. E nas extremidades do cano abra a rosca de 1/2 com a tarraxa. No Plug, segure com um alicate na extremidade sem rosca e com a furadeira abra um furo pra passar o parafuso, este parafuso vc vai enroscar no lugar do tripé na máquina. Pronto o suporte está preparado para a montagem na moto.

E o mais importante, a lista de material me custou R$18,00.

Este material é para confecção de dois suportes, um vai no guidon e outro no bagageiro. Alguns ítens eu comprei dois, tipo o "T" para a base do suporte, e as braçadeiras já que estes ítens ficam fixos nos lugares. Com os outros ítens pode-se aplicar diversas combinações e criar uma série de possibilidades de captar imagens e vídeos de diversos ângulos e posições diferentes. Caso queira usar duas máquinas ao mesmo tempo é só duplicar alguns ítens. Ou ao se aplicar uma combinação no guidon fazer outra no bagageiro.

Vejam estas possibilidades:


Será que vai vibrar? Acredito que no asfalto seja mole-mole, mas em pista irregular.... são outros 500. Só testando.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e continuem ligados no blog, sempre tenha uma novidade interessante.
Abraços e até a próxima!

Um comentário:

MACHO LASCADOR DO ASFALTO disse...

Muito bom, também montei o meu seguindo estas instruções, ficou legal.