segunda-feira, 29 de março de 2010

MANUTENÇÃO - PRO SHOCK ULTRA XO

Ontém a tarde quando lavava a bike percebi que a suspensão estava baixa demais, verifiquei o seu funcionamento e constatei que estava sem amortecimento. Ao segurar o pneu dianteiro e elevar a suspa ela retornava ao menor curso. Intrigado com tal acontecimento já me deu vontade de desmontar e ver qual seria o problema. Com a experiência em outras duas suspas que tive resolvi meter mão, uma vez que o sistema de amortecimento da Pro Shock Xtreme Out-Door Ultra XO é bem simples, sendo composto de duas molas e 5 elastômeros em cada bengala.


Munido de uma chave inglesa desenrosquei a tampa da bengala e saquei a primeira mola e os demais elastômeros, estes muito estragados, alguns literalmente dissolvidos pela ação e tempo de uso. Com uma chave tipo L nº 12, terminei de desmontar toda a suspensão, lavei todas as peças com oléo diesel, a fim de tirar todas as impurezas como resto de graxa e resíduos dos elastômeros, depois lavei com água e sequei com uma flanela. Os elastômeros foi até fácil encontrar custou R$ 5,00 cada um, são 10 ao total. Pela foto você pode ver os novos e os usados, percebi-se o quanto estavam estragados. Usei graxa azul por apenas um motivo, foi a mesma que encontrei quando desmontei a suspa, então resolvi manter o padrão. Montei tudo em ordem inversa a descrita acima, caso queira fazer na sua suspensão montei estas fotos para ajudar. Dúvidas? Caso tenha alguma é só perguntar.

Abraços e até a próxima!

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Leonardo Couto.
Vc n é fácil, sabia.
Inteligente, esforçado, dinamico.
Vc me surpreende a cada dia.
Já disse uma vez e digo de novo
Vc é dez.
O atigo fico legal.

Bjs. Mira

JuninhoGrande disse...

Tenho uma suspensão bem simples parecida com essa sua,
Teria como me mandar essas imagens da montagem pra que eu tirasse dúvidas antes de arriscar desmontar a minha?
juninhogrande@hotmail.com

Leo Couto disse...

Sem problema! Espero que lhe seja útil.

Rosana Franco. disse...

Aí Leo!
Está se saindo um excelente atleta em várias categórias.
Siga em frente,
Beijos,

Rosana Franco.

Anônimo disse...

Muito boa a explicação da manutenção dessa suspensão.
Se possível, gostaria que me enviasse tb as fotos para eu fazer o procedimento na minha.
Meu e-mail eh: maxwellpeixoto@hotmail.com

Agradeço desde já.

Anônimo disse...

oi amiho mandou bem de mais!!tenho uma ps ultra at com o mesmo problema,se possivel poderia me passar as fotos p manutençao?grato u muita luz..;
wilsoncristian1@hotmail.com

Leo Couto disse...

Cristian, se vc clicar nas fotos elas vão abrir em outra página, espere carrrega-la e clica de novo em cima dela que ela ampliará. Se não conseguir me avisa.
Abraços.

BRUNO FORMIGÃO NUNES disse...

falae blz
tenho uma proshock ultra tr
e percebi que esta melando de oleo a canela direita.
o que poderia ser
tem como mandar essas fotos para meu email e trocar uma ideia a respeito.
macedobn@hotmail.com
desde ja agradeço

Unknown disse...

Blz, vc tem experiência com suspensão a ar óleo tb, tenho uma Proshock ônix ônix 29 já troquei todos os kits da suspensão mas ela continua abaixando, se ficar parada fica normal. E. Só andar ele azia abaixa o curso e não volta,se tiver alguma ideia do que p de ser,.agradeço jjuliari@hotmail,com

Unknown disse...

Blz, vc tem experiência com suspensão a ar óleo tb, tenho uma Proshock ônix ônix 29 já troquei todos os kits da suspensão mas ela continua abaixando, se ficar parada fica normal. E. Só andar ele azia abaixa o curso e não volta,se tiver alguma ideia do que p de ser,.agradeço jjuliari@hotmail,com