terça-feira, 17 de agosto de 2010

CAÇA SUBMARINA - PRÁTICADA SÓ

Todo atleta praticante, profissional ou não, sempre respeita as regras e normas de segurança em suas atividades, além de usar equipamentos adequados, e no caso da caça sub, analisar as condições ambientais como o tempo e condições da água.

E a principal regra neste esporte é a de que não se deve mergulhar sozinho. Pois existem situações durante a jornada de mergulho que envolvem riscos, perigos que muitas vezes podém significar desde um leve acidente e até mesmo à morte. Principalmente se precisar de ajuda e não disponibilizar de um parceiro para socorrer.

Entretanto, "analiso" que diversos fatores influêm diretamente na performance da caça submarina, e uma delas é a auto-suficiência, explico: Estar apto a resolver sozinho todas as situações e condições possíveis durante um mergulho. Para isso devemos contar com bons equipamentos, desfrutar de uma excelente preparação fisica, psicológica e emocional.

E como alcançar tal status que me garanta ser auto suficiente? Praticando a atividade na sua individualidade. Veja bem, não estou induzindo você a sair por aí mergulhando sozinho, principalmente se for iniciante e do tipo sedentário. Mas se você se preocupa com alimentação, saúde, realiza exercícios fisicos regularmente (paralelo a caça sub) que propiciem um alto grau de condicionamento, detém a técnica e todos os fundamentos da caça sub, não vejo porque não se aventurar nesta empreitada.

Sigo algumas regras quando resolvo ir sozinho:

- Escolho dias em que as condições climáticas estão favoráveis;
- Mergulho geralmente entre 5 e 18 metros;
- Vou sempre de prancha, se for embarcado, levo uma pessoa pra ficar no barco e ajudar (principalmente com a âncora);
- Uma noite de sono adequada;
- Locais onde já estou habituado a cair e conheço os pontos de caça (pesqueiros);
- Deixe pessoas avisadas em casa da hora de retorno, caso algo saia errado terão o horário de alerta;
- Equipamentos revisados e em ordem, inclusive duas ou três armas, mesmo que nunca precise usá-las;
- Elabore um roteiro, planeje o mergulho defina pesqueiros a serem visitados;
- E o principal mesmo estando só, não siguinifica que está desacompanhado, convide a Jesus Cristo para ser seu parceiro de mergulho e dê Glórias a Deus em todas as situações;
- No Final do mergulho já em terra reserve um tempo para meditar e interagir com a natureza desfrutando do momento e do sucesso do mergulho, agradecendo a Deus pela imensa oportunidade recebida.

O mergulhar sem um parceiro, aprimora a técnica e prepara o indivíduo a realizar ações sozinhos, aprende a se superar lidando com as adversidades durante a prática. E evoluimos nestas condições. Transforma o diamante bruto numa jóia preciosa.

O medo, o cansaço, a insegurança, o desafio, tudo isso deve ser administrado dentro de cada um e as emoções controladas para serem usadas na medida certa, na hora certa. Nos fazendo superar com segurança nosso limite e evoluir no esporte.

Abraços e até a próxima.
Fiquem com Deus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Léo voçê foi muito feliz em fazer esse comentário meus parabéns é tudo por esse caminho mesmo , pura verdade.

Leo Couto disse...

Obrigado.