terça-feira, 14 de setembro de 2010

MANGUE SECO - PARTE 2 (passeio)




II Expedição Mangue Seco
Relato do nosso amigo e integrante do passeio Rafael (Omago) que veio com sua Suzuki Vstrom 650 DL
de Recife.


"2º Dia – Passeio Praia de Mangue Seco – BA

Não bastasse acordar cedo na sábado, eis que me fizeram acordar cedo novamente no domingo... mas tudo bem, na hora tudo é festa!

3h30 e Irene ainda dormindo: “Calma morzinho, omago ainda ta dormindo”. Grito eu: “Bom, não sei se digo que sim ou que não”... kkk

Tomamos café e partimos para o ponto de encontro, um posto de gasolina na linha verde. Só esqueceram de avisar ao vigia que iríamos aparecer tão cedo... mas não faz mal, ainda pararíamos em outro posto mais à frente para reforçar o café da manhã e abastecer as motocas.

Chegando no tal posto, que tem uma boa estrutura com lanchonete, restaurante, lembrançinhas e bem espaçosa, mas que também estava fechado! É! O pessoal da Bahia não gosta de trabalhar de madrugada, o relógio marcava 05h20 da manhã...

A parte boa, é que foi um bom motivo para colocar a conversa em dia. Decidir o caminho a seguir, quem iria puxando quem iria de ferrolho e tudo mais.

Posto aberto, motos abastecidas, partimos para nosso destino: Mangue Seco!

O sol já tinha nascido e a viagem foi tranqüila até um certo ponto onde deixamos a BA099 e partimos para uma estradinha de terra que daria acesso a praia. Ou melhor, estradinha de terra é subir muito o nível daquela estradinha ali! Putz! Quanto buraco! Valas! Costeletas! Nossa! Minha moto nunca tremeu tanto... perdi a conta dos parafusos que soltaram e ficaram no meio da estada...kkkk... os mais apressadinhos e que conheciam a estrada partiram logo na frente, mas eu, Ricardão, Rad e Irene fomos num ritmo mais tranqüilo, até mesmo porque queríamos que nossas motos chegassem com o mínimo de estrutura para continuar viagem pela praia... kkk

Nessa parte, fale ressaltar que um dos nossos amigos que estava mais à frente, fez um OFF-OFF Road legal numa das curvas dessa estradinha de terra... o cara parecia profissional! Kkkk...

Depois de uns 20min (foi isso mesmo?) nesse ritmo, eis que chegamos na parte de areia fofa para atravessar e chegar à praia. Todos passaram sem maiores problemas, tirando é claro a minha moto e a DR de Júlio... ele passou na minha frente com ajuda de mais dois amigos, e eis que ele está chegando na parte mais durinha da areia e o pessoal o deixa para me ajudar, o cara simplesmente vai caindo com a moto sem ninguém entender nada! Hehehe... que onda! Daí, Leo veio me ajudar e passamos dessa parte de areia sem grandes problemas. Mas vi na prática que o pneu da minha moto não conseguia fazer sua própria trilha e sim, apenas seguir as trilhas das motos que passaram na minha frente.

Tomamos um pouco d’agua, protetor solar, e partimos para mangue seco! O dia estava lindo! Solzão nos acompanhando, mar bem sequinho, praticamente ninguém no caminho a não ser os ovinhos de tartaruga marinha preparando-se para nascer dali a poucos dias... muito legal! Quanto a moto, fui tranqüilo, sem sustos, apesar que sabia que não poderia fazer muita graça durante todo o caminho, pelo mesmo motivo que falei antes: pneu.

Chegamos no limite do caminho quando encontramos o braço do rio que encontra o mar, fazendo um pequeno trecho que impede de atravessarmos com as motos. Uma pena, pois o passeio estava muito bom!

Então voltamos uns 400 metros para umas barraquinhas à beira mar que tínhamos acabado de passar. Nesse mesmo tempo, chega Leo e Anibala dizendo que um bugueiro poderia nos guiar até o centro de mangue seco pelas dunas e tal. E eu já olhando para as barraquinhas com uma rede estrategicamente colocadas em cada um delas... afe! Que paraíso! Daí, o buggy começa a subir numa duma lá e eu já pensando: “Oxe! Ta vendo que minha moto não passa por ai.” E Rad no mesmo instante fala: “Vamos não Léo. Vai ficar complicado para a DL e a DR passar por ai” É! Nessas horas, basta ter uma motinha maior para levar a culpa... kkkk... mas enfim. Decidimos que eu, rad, Irene, Ricardão e Julio ficaríamos por ali mesmo e os demais partiriam para mais essa aventura pelas dunas.

Bom, tratamos de levar as motos para debaixo do coqueiro, trocamos de roupa, e banho! Ôôô, vidinha chata essa.... Smile

Depois de algumas coca-colas, aperitivos, banho, rede, mais coca-cola os demais amigos voltam! Chega um e diz: “Foi massa!” Chega outro e diz: “Vocês só perderam o passeio pelas dunas, tirando isso, não tinha para ver ou fazer lá” ...kkk... É. Definitavemente, sabia que não tinha perdido muita coisa. Tirando é claro de ver os terrenos que alguns dos colegas compraram nesse lugar paradisíaco. Acho que era o motivo que queriam para retomar para lá em breve. [EDIT: Mas é claro que se minha moto pudesse, eu teria era seguido a galera nesse OFF... deve ter sido massa o trabalho de passar pelas dunas rambo

Todos reunidos mais uma vez, eis que todos começam a difícil arte de paciência e meditação esperando a maré subir e depois descer para que pudéssemos voltar para casa. Realmente foi algo muito complicado e difícil de realizar por todos! Uns dormiram para ver se passava logo o tempo; outros simplesmente não paravam de falar; alguns foram passear e ver as outras belezas do lugar; e a maioria só fazia comer e beber mesmo que o sol estava de rachar.

Bla bla bla, bla bla bla ... zzzzz... Bla bla bla, bla bla bla ... zzzzz...

Quando o relógio marcava 15h30 começamos a nos arrumar para a volta! Rad foi um dos primeiros a querer todos prontos para sair pois o caminho era longo e a hora finalmente estava contra nós, pois passar por aquela estradinha de terra no escuro não seria uma boa idéia.

Batemos a areia, aprumamos as motos e seguimos viagem! Como o mar ainda estava secando pegamos a areia ainda encharcada, e alguns trechos até lamacentos mais nada complicado de passar. Apenas o fato dos banhos de mar que alguns levaram ao passar por alguma onda que chegou até nós, ou por algum amigo ao lado que passou por essa onda e molhou o amigo ao lado...kkkk... e o pior que uns queriam até se vingar... que coisa feia... kkkk.

O fato da volta foi mais uma vez o cara mais OFF OFF Road da viagem mais uma vez mostrar para o que veio! E lá foi ele deixando o trecho de areia mais durinha na direção da areia mais fofa e acelerando, acelerando, acelerando... daí ele deve ter pensado: Putz! Estou muito rápido... vou beliscar só um pouquinho o freio e ...” “-Ohhhh!”, foi a reação de todos que assistiam àquela cena... kkk... pela graça divina nada de mais aconteceu àquele podre cidadão, mas com a beliscada no freio que ele deu, a moto afundou de frente que por muito pouco não o fez dar uma cambalhota ninja nas areias de Mangue Seco... depois, quando já paramos para atravessar o trecho de areia fofa para seguirmos viagem eis que ele solta: “Eu tentei acelerar um pouco para tirar uma foto da galera, mas não deu muito certo.” “-É. Percebemos.” Diziam quase todos em voz baixa... kkk.

Enfim. Vou parar por aqui que este post já ta imeeeennnnnso..."

E isso aí galera, abraços e até a próxima!

4 comentários:

Sapo disse...

Massa o vídeo Leo! Parabens!

Anônimo disse...

Léo, ficou muito bom, pena que algumas imagens e filmes ficaram com a qualidade inferior, mas dessa vez realmente não trabalhamos em cima de sua mega, hiper, supra, big, maquina, mas digo pelo resultado final da edição, ficou massa, só quem estava lá pra sentir as emoções do momento, que ficaram bem expostas aqui nesse video e valeu pelo resgate de imagens de nosso primeira ida....valeu

Anibala disse...

O anônimo ae de cima fui eu, quando dei clik... lembrei de postar o nome...

ANIBALAAAA

Gilmar de Oliveira disse...

Aqui nesse mangue seco só me faz lembrar a novela Tieta do Agreste, nunca esqueço, rsrs