terça-feira, 5 de outubro de 2010

CAÇA SUBMARINA

Pessoal, ontem realizei um mergulho rápido e muito proveitoso. Foram 90 minutos de pura ação. Adrenalina a 1000 e atitude. Pela manhã fiz um reconhecimento visual do mar e achei que pelas condições de pouco vento e uma mínima, mas existente linha azul próxima da costa fazendo meio que uma barriga passando por cima de um pesqueiro que chamamos de "sororoca" valia a pena uma investida no mergulho. Sendo assim pela parte da tarde aproveitaria uma brecha nos afazeres do escritório e realizaria tal mergulho. Após uma leve refeição no almoço e um discanço de uma hora fui pro mar. A água estava fria embora não tão fria quanto a alguns dias atrás. A visibilidade não ultrapassava os dois metros em sentido horizontal e a vista de cima a flôr d'agua, mal se via o contorno das pedras. Assim que cheguei no pesqueiro fui agraciado com algumas gaivotas cerca de umas 30 que passavam por sobre minha cabeça, algo em torno de uns 10 metros de altura, foi uma visão muita bonita e como informei em outro tópico é muito importante esta interação entre homem e natureza, sentir prazer pelo que faz e pelo momento. Para os mais experientes sabem que gaivotas é sinal de iscas na região. Soltar a linha do carretel, prender o gacho nas costas, por a máscara após uns 2 meses é uma sensação de que estou prestes a buscar meu alimento. Já podia sentir o prazer de uma bela muqueca ou um peixinho assado na mesa lá de casa. Já faz um certo tempo que não vendo meus peixes. Aliás a próxima aracanguira que pegar, não vendo.
Vamos à ação, na primeira imersão fui cercado por um cardume de uns 30 peixes "galo" com por volta 1, 1,5kg cada, fiz mira, tentei emparelhar dois e fazer um "dublê" (como chamamos quando arpoamos dois peixes com um tiro só), mas eles não chegaram a tanto, entretanto encostou dois budiões azul optei pelo maior é claro, ferro no peixinho. Agradeci a Deus e fui direto para enfieira, armei a espingarda novamente, realizei mais alguns mergulhos e mudei de local. Novamente fui cercado pelos galo e tentei novamente um dublê esperei tanto que emparelhassem que chegou a hora de subir e não dei o tiro. Moral da história, quando tiver oportunidade, atire. Só vi estas vezes o cardume de galo, poderia ter pego pelo menos 1 exemplar. Na próxima... Quem sabe pego!
Já findando meu horário mudei de local e na descida antes mesmo de fazer espera um dentão subiu pra me receber, não contei "dois" sentei o dedo no gatilho e mais um peixinho pra enfieria. Ainda fiz mais uns mergulhos vi muitos budiões batata, algumas piranemas, pirambú, guaricema mas todos não valia apena arpoar. Subi na prancha e pedalei de volta a terra. Já eram quase 17 horas e ainda tinha que buscar a esposa no trabalho. Saldo muito positivo dois peixes cada um em torno de 4 kilos.

(click na imagem para ampliar)

Então, convém nas condições atuais de tempo aproveitar a oportunidade e não deixar pra amanhã (vide tópico caca submarina praticada só ).

É isso aí pessoal, até a próxima!

Abraços.

3 comentários:

Azoresub-Bluewater disse...

hehehe boa caçada! ;)

Unknown disse...

Porra Leinho....na proxima tb vou! Rsrsrs....bj

Bugarin disse...

Belos exemplar, de moqueca, frito ou com verduras(escaldado) o famoso sobe e desce tô de agua na boca hehehe
Parabéns
Bug