quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CHECK UP MÉDICO

(Teste Ergométrico Cardiopulmonar)

Nosso corpo é semelhante funcionalmente a uma máquina . De maneira que peças desgastadas interferem no funcionamento perfeito delas, nós, seres humanos, precisamos de exames médicos para previnir, diagnósticar e tratar possíveis enfermidades detectando de modo precoce alterações no funcionamento do organismo.
Realizo testes e exames médicos desde meu início da fase adulta em que optei por esportes de intenso riscos físicos (karate, ciclismo mtb e a pesca submarina em apnéia). Explico:

No karate utilizamos muito da explosão muscular, momentos que variam de relaxamento total a explosões violentas de velocidade e força;

No ciclismo a força aplicada aos pedais é que geram o empuxo necessário para o movimento contínuo da bicicleta. Muitas vezes precisamos de empurrar mais forte e intensamente os pedais de forma controlada e ordenada para vencermos alguma dificuldade do terreno. Então já viu, o coração vai lá pra boca literalmente. E o coração tem que está bem preparado para isso;

Na pesca submarina realizamos esforços de deslocamento a nado muitas vezes por quilometros e a estes deslocamentos inclua aí descidadas a 10-20 metros de profundidade repetidas vezes por 2 minutos cada uma delas sem o auxílio de qualquer aparato respiratório artificial tudo isso por até 6, 7 horas de atividade.

Então amigos, devo sim me preocupar com minha máquina, ou seja, meu corpo.
O que custumo fazer quando chego ao médico é informar sobre minhas atividades e também o histórico familiar de doenças.
Com base nestes dados o médico fará a solicitação dos exames necessários para a sua avaliação ou seja seu check-up.
Neste meu último check-up realizei estes procedimentos e exames:

- TESTE ERGOMÉTRICO CARDIOPULMONAR
- RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL (M.A.P.A.)
- ULTRA-SONOGRAFIA ABDOMINAL
- ECODOPPLERCARDIOGRAMA COM MAPEAMENTO DE FLUXO EM CORES
- EXAMES DE SANGUE: HEMOGRAMA COMPLETO, UREIA, CREATININA, CREATINOFOSFOQUINASE FRAÇÃO MB, CREATINA FOSFOQUINASE, TRIGLICERIDES, TRIIODOTIRONINA-T3, TETRAIODOTIRONINA-T4, TSH- HORMONIO TIREOESTIMULANTE, GLICOSE, COLESTEROL TOTAL, HDL COLESTEROL, LDL COLESTEROL.
- ELETROCARDIOGRAMA

Alguns destes exames foram feitos pelo fato de ser hipertenso-crônico, deixa eu explicar: O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.
Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem a influência pessoal e ambiental.

O que é?
Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.
Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

No meu caso além de ter um histórico familiar, a pressão estava subindo muito durante os picos de esforço durante a ativiade física as vezes até durante o sono. Como foi diagnósticado pela realização do exame M.A.P.A. (veja os aparelhos na cintura e no braço, ligados durante 24 durante o dia todo, medido em intervalos de tempo, não me lembro agora mas acho que era de 20 em 20 minutos).

(M.A.P.A.)

Então meus exames serviram para diagnosticar a hipertesão e através de uma dieta, exercícios físicos e a toma de medicamentos de uma forma regular, serviram para controlar a hipertensão arterial me trazendo a tranquilidade e segurança de que estou bem fisiologicamente para a prática dos meus esportes que tanto gosto.

Então amigos lembra-se do início do texto? Não somos máquinas que vendem peças no balcão das lojas, mesmos os transplantes são cirurgias de risco e envolvem uma série de fatores, como doador compatível e possível rejeição pós procedimento.

Tratei aqui da hipertensão por passar pela situação, mas existem diversas outras possíveis doenças crônicas ou não que podém ocasionar desde baixo rendimento a complicações mais létais como o enfarte e o AVC. Agora imagine a prática da atividade física sem a intervenção dos cuidados básicos que o check-up proporciona. Não dá nem pra imaginar depois de ler tudo isso.

Poís é pessoal, vamos cuidar da saúde com orientação adequada médica e profissional (profissional de educação física).

Pra quem não sabe vai aí minha certificação profissional: CREF - BA 312-8 (página 80)

Abraços e até a próxima! Fiquem com Deus.

2 comentários:

Unknown disse...

Leo, vc é demais!!!sou muito orgulhosa de ser considerada sua tia do coração!!!bjo

Leo Couto disse...

Tia, muitas destas conquistas foram também influências de vocês. E esta sensação pode ter certeza que faz parte de uma recíproca genuinamente verdadeira. Amo vocês! Beijos.