domingo, 12 de dezembro de 2010

De FALCON a ITACARÉ-BA

Estreamos os alforges nesta viagem
Itacaré está situada no litoral sul da Bahia a 246km de SSA via ferry boat. Tem uma região belíssima cercada pela mata atlântica. Tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro, com uma faixa costeira dotada de solo fértil e falésias rochosas, e por isso a mata atlântica avança até o mar. A faixa costeira revela o encontro entre coqueiros, manguezais, praias de águas cristalinas, rios, cachoeiras, trilhas e a cidade com o povo espontâneo e sorridente que está em cada esquina confirmando as boas vindas. De fato isso é verdade. Mas também matenham a atenção pois em locais assim tem muita gente também querendo dar uma de esperto. Quase entramos numa roubada quando em busca de uma oficina de motos para reparos na corrente fomos direcionados a um bairros reduto de traficantes. Mas percebemos o perigo a nossa volta e retornamos e o cara que deu a informação ficou assobiando e mandando a gente voltar fizemos que não ouviamos e demos meia volta. Mas felizmente tudo deu certo e fizemos o reparo em uma oficina que por sinal já estava fechada mas o mecânico nos atendeu muito bem. Eu já previa este serviço e então por precaução ando com a chave de corrente e elos reservas para troca. Eu mesmo poderia ter feito o reparo na pousada, mas na ocasião não estava a fim de perder tempo com isso. Queria mais era aproveitar o passeio.
E por falar em passeio,  por lá não faltam opções de diversão e lazer para qualquer idade. Quer seja desfrutar da energia que é estar em contato em tempo integral com a natureza seja nas praias, trilhas, cachoeiras ou passeios pelo Rio de Contas e no fim da tarde um breve passeio pelo Centro Histórico da cidade e encerra o dia de forma agradável e prepara os mais animados para o que vem depois. Para  quem  gosta de agitação a vida noturna de Itacaré é um capítulo a parte. Com muito reggae, forró e rock a cidade se ilumina e esquenta o comércio e o movimento dos bares e restaurantes. Itacaré mistura os ingredientes perfeitos para uma noite de agito e badalação: festas, música, gente bonita... tudo sob um lindo céu estrelado. No nosso caso preferiamos ficar na pousada e curtir a noite na tranquilade e dormir cedo pois o dia seguinte seria muito agitado.

Um pouquinho da história do município.


O município tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no século XVIII. A povoação foi elevada a sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação atual em 1931. O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas nos anos 40 o porto da cidade assoreou e o lugar ficou isolado, visto que as estradas eram muito ruins. Esse isolamento dificultou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998.
Em 1993 o Governo do estado da Bahia criou uma APA - Área de Proteção Ambiental - antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa APA estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.
Desde a criação da estrada Ilhéus-Itacaré, a cidade é um dos principais centros turistícos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado. Mas posso lhes garantir o local é também é  perfeito para o mergulho.
Aqui a pousada onde ficamos (http://www.encontrodasaguas.net/)

Roberto propietário da pousada gente fina e muito atencioso.
Para o almoço e jantar indico a Casa de Taipa. O propietario tem uma Falcon.



Praia da Concha de frente a pousada


No mirante, esperando o pôr do sol.
Artista local.
No dia seguinte caminhada por todas a praias e trilha até a Prainha.
Praia da Ribeira (última praia de fácil acesso e ínicio para a trilha) local também dos esporte rapel e tirolesa.





Prainha (depois de 40 minutos de caminha por trilha dificuldade média)


Um dos objetivos deste passeio era a de acamparmos, mas o camping não estava funcionando, esta que era uma incognita pois a 30 dias haviamos mantido contato com seus proprietários e acertamos tudo. Na semana de realizarmos areserva não obtivemos contato e mesmo assim fomos. Qualquer alteração ficariamos em alguma pousada. Ainda não foi desta vez que acampamos de moto.
Pois é isso aí pessoal, devagar agente chega em locais maravilhosos. Mototurismo é isso, adimirar toda a viagem, apreciar a paisagem, tirar fotos, conhecer novos lugares, viver todos os momentos com calma e sem pressa.
Quando e onde será a próxima? Ah, tem muita surpresa para 2011. Aguardem! Vocês  visualizarão tudo aqui concerteza.
Abraços.

Vídeo adcionado em 04 de Janeiro de 2011. Vídeo do passeio.

4 comentários:

Marina disse...

Que legal o seu blog Leo,

muito lindas as suas fotos!!!

Sempre que der darei uma passadinha aqui, rs.

Abração

Marina

Leo Couto disse...

Obrigado Marina.
Seja sempre bem vinda, sinta-se a vontade.
Abraços.

Vírus da Liberdade MC disse...

Boa tarde, Leo!
Obrigado pelos comentários no nosso blog, volte sempre! Adoramos o video, ficou muito lindo, ainda não fomos a Itacaré, mas tá na lista... rsrsr. Abraços. Rogério

Anônimo disse...

achei as fts incrives nao li todo o texto ainda pois sou preguiçoso,mas to lendo aos poucos.abraços.