quarta-feira, 11 de maio de 2011

DICAS DE TRÂNSITO - CONDUZINDO UMA MOTO

Pessoal, deixo aqui algumas dicas de como se comportar no trânsito das cidades e estradas pilotando uma moto. Mas vale ressaltar que muitas destas dicas podem ser adaptadas aos condutores de carros também. E lembre-se,  leve na garupa sempre a gentileza, o respeito e a educação.

1 - Sempre que cruzar com um veículo grande em estradas é correto se aproximar da faixa lateral direita. Mas lembre-se você tem o direito de pilotar ao centro da faixa.

2 - Ao se aproximar de um semáforo com sinal amarelo, verifique se nenhum veículo vem atrás de você em velocidade incompatível com uma parada no sinal vermelho.

3 - Não trafegue em velocidades nem superiores e nem inferiores aos demais veículos.

4 - Reduza a velocidade em cruzamentos, curvas e semáforos, mesmo que estes estejam verdes para você. Se for de madrugada, reduza o suficiente para ter certeza de que nenhum veículo está se aproximando.

5 - Evite trafegar nos chamados corredores, estes podem ser utilizados apenas nas proximidades dos semáforos fechados e em baixa velocidade.

6 - Nunca trafegue ao lado de nenhum veículo, principalmente ônibus e caminhões.

7 - Use sempre capacete fechado e luvas de couro ou cordura e se possível roupas apropriadas também de couro ou cordura. Quanto ao capacete, use-o corretamente em todas as ocasiões, para sua maior proteção.

8 - Mesmo durante o dia ligue o farol.

9 - Não trafegue em pontos com alagamentos, pare e espere a água baixar.

10 - Não se distraia ao pilotar, evite olhar para trás, use os retrovisores.

11 - Lembre-se, na prática, moto nunca tem a preferência.


12 - Saiba andar, afinal é rápido e gostoso andar de moto, entretanto se não souber usar, você além de se machucar pode acabar ferindo os outros. Independente de como você usa a moto, para lazer ou trabalho não corra.


13 - Quando estiver andando na rua, sinalize sempre com o pisca, facilitando assim para que os outros motoristas vejam seu próximo ato.


14 - Não force a ultrapassagem. Não ande grudado no carro da frente, afinal pode haver um buraco ou ele reduzir a velocidade e o prejuízo será inteiramente seu.


15 - Em ruas ou estradas de muito fluxo de carro, fiquem na pista da direita, se tiver que fazer uma ultrapassagem, faça-a pela esquerda e retorne logo em seguida para a direita. E lembre-se, respeite o limite de velocidade. Sempre!


16 – Esteja sempre dentro da lei. Capacetes, roupas, acessórios, documentos e habilitação. Numa abordagem policial mantenha a calma e seja educado.


17 – Seja Gentil e Educado, dê a preferência a pedestres e ciclistas. Ceda sempre que possível a passagem de outros veículos.

Bem, é isso aí. Pilotagem Segura SEMPRE!
Abraços e fiquem com Deus.
Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí, transito é de fato um assunto de muita polemica, é assunto pra virar dias e noites e nunca acaba. Mas a base é essa, gentileza e educação. Cada situação que pode acontecer e nem sempre você reage de forma única, cada momento, cada susto, cada situção pode ser feita de várias formas, então, respeitando as leis de transito a forma de condução fica na resposnsabilidade de cada um e aí é que vem o problema, pois aí é a conciencia da cada condutor.
Vimos cada grosseria nas ruas, vejo pessoas querendo sair de um local e quem passa é incapaz de dar passagem, pessoas usando farol alto dentro da cidade, falta de sinalização, olha é um causo.

Mas é isso aí fica a ideia da educação e gentileza!

Abraços Léo

Aníbal Jr