sábado, 3 de setembro de 2011

DE PAJERO NAS DUNAS DE JAUÁ


Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e com o tempo viram dunas. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas. Igualmente a sensação viviada por quem sobe estas dunas. Alguns até diriam: "Com emoção ou sem emoção?". 
Literalmente para quem enfrenta aquelas dunas de 4x4 sempre achará emoção. Pequenas ou grandes mas muitas emoções. E vivemos uma manhã repleta de emoções no dia 28.08.11, em comboio de 14 carros nos enfileiramos para desafiar as dunas, o limite dos nossos carros e até mesmo buscar um pouco de adrenalina. Aliás descarregar a nossa dose diária de endorfina nas vêias afim de relaxar e aliviar o stress.
Um grupo de amigos ávidos pelo prazer de pilotar seus possantes 4x4 e seus respectivos navegadores e zequinhas em busca de emoções, todos prontos para encarar as adversidades da aventura. E que aventura posso dizer da minha parte, esta foi a segunda vez que coloquei a prova minha Pajero Full GLS-B 2.8 TDI. Nos altos dos seus 10 anos de uso representou bravamente a escuderia. Aliás sabem o que significa o simbolo da mitsubishi? Olha só. O nome Mitsubishi tem duas partes: "mitsu" significa "três" e "bishi" significa "castanha de água", e, consequentemente, "losango", o que se reflecte no logótipo da empresa. Também é traduzido como "três diamantes". Legal né?
Poís é a aventura serviu para conhecer um pouco mais do meu carro e ver que além de toda as revisões que tenho feito, ainda falta alguma coisa. A embreagem. Em condições normais de uso urbano não percebe-se, mas na exigência de todo o cunjunto mecânico em condições severas faz logo o mínimo dos problemas se tornar uma "tempestade de areia". Não é o engatar das marchas e sim o patinar do disco. Quando o disco de embreagem está gasto ou sujo de óleo ele patina a embreagem, fazendo o veiculo perder a tração. Pois a embreagem é que faz a ligação entre o motor e a caixa de marchas, quando a embregem está patinando força o motor, pois o motor acelera e o carro não anda. E este foi o inesperado que me deixou preocupado. Aliás que bom que contamos com o apoio dos amigos. Falando em amigos o grupo Bahia Expedition 4x4 reuni-se com este objetivo, proporcionar ao pilotos e seus familiares a emoção do 4x4. E esta bandeira foi o start que me uniu ao grupo (veja matéria).







Toda a diversão e sofrimento do dia mostrados aí no vídeo. Aliás faltou uma das melhores partes do dia, o almoço (cozido) e banho de piscina na casa da Deize e do Eduardo, sogros do Anibal Jr. companheiro de aventuras de moto e zequinha do dia. Obrigado amigos pela receptividade.
Bem vamos deixar de conversa e acompanhar o vídeo. Espero que apreciem.
Abraços. E até a próxima!
Deus te abençoe.

5 comentários:

Lucia disse...

Muito legal. Uma dia desses também quero ir.

Anônimo disse...

Show de bola o dia foi muito bom mesmo, até o sol que anda bem estranho neste dia deu o ar da graça, tão forte que estou com o rosto todo despelando, kkkkk.

Abraços

Aníbal Jr

Leo Couto disse...

Lúcia, sinta-se convidada. Se em Candeias tiver algum passeio bacana podemos fazer também.

Dia perfeito Jr. Adrenalina pura e banho de picina para acalmar os nervos.

Abraços.

Anônimo disse...

Gente, carros são para asfalto, outra coisa, vcs tem permissão do órgão ambiental para tais atividades!? A área é de preservação permanente e deveria ficar somente para os animais silvestres!
Por favor, mantenham-se longe das dunas de jauá e outras APP's, fico agoniada ao ouvir e ver vcs roncando os motores em um lindo e fragil local como as dunas de jauá!

Leo Couto disse...

Lamentavelvemte muito em breve como vem acontecendo toda esta área será um lindo belo conjunto residencial. E toda esta areia branquinha servirá de material de construção e seus animais digo largatixas e corujas serão mortos pelas pás escavadeiras. Acho que devemos aproveitar sim em quanto ainda podemos rodar com nossos possantes 4x4 aliás pra que 4x4 se não pode rodar em todo terreno. Alias onde estão os animais nós não rodamos (nas folhagens). Obrigado pela preocupação mas é pilotagem com responsabilidade ao ecosistema. Vai reclamar dos esgotos e lixos tóxicos que as empresas jogam nos rios e mares, afetando toda uma cadeia alimentar. Matando milhares de peixes e corais e intoxicando você e seus familiares e toda a raça humana. Vai reclamar do congo que mata os gorilas só pra arrancar as mãos. Vai falar do genocídio e das empresas que jogam lixo nuclear nas águas da Somália. Tô cansado de hiprocrisia. Passar bem.