Pessoal, ontem fiz mais um up na Pajero. A algum tempo namorava estes amortecedores especiais da Monroe e a união finalmente foi concretizada. Instalei eu mesmo ontem no finalzinho da tarde aqui em casa. Jogo rápido cerca de duas horas de serviço e muita paciência. O gozado foi na hora de prender os parafusos, mas lembrei-me de uma história do meu pai e com um barbante resolvi o problema. Para instalar teria que comprimir o amortecedor e quando soltava ele voltava a condição normal de aberto. E era um peso danado fazer isto no lugar, foi aí que lembrei da história, como não tinha arame, arrumei um barbante e comprimi o amortecedor e amarrei nas extremidades, coloquei no lugar, cortei o barbante... Fácil, fácil. Instalação concluída. Agora os quatro amortecedores são Monroe da linha Adventure 4x4.
Achei interessante e quem quiser veja a foto da Monroe Adventure 4x4 (clique aqui).
# Linha de amortecedores para todo tipo de terreno 4x4.
# Guia da haste em alumínio.
# Haste cromada de alta resistência.
# Pistão de alta tecnologia garantindo
melhor performance em diferentes tipos de terreno.
# Tubo reservatório expandido permitindo diminuir o aquecimento do óleo.
# Injeção de gás nitrogênio a 25 bar, proporcionando respostas imediatas as diferentes
condições de terreno.
O
Monroe Adventure é um amortecedor 4x4, monotubo, que oferece um maior
conforto, estabilidade e segurança em estrada, assim como um maior
controle das rodas e do movimento da carroçaria numa condição off-road.
O Adventure tem um pistão de maior tamanho, o que permite uma maior refrigeração do mesmo. No interior deste amortecedor, o nitrogenio gasoso está separado do óleo por um pistão de desenho especial e uma baixa folga, com o que se consegue uma pressão constante de 360 psi, conseguindo-se reduzir as perdas de rendimento comuns aos amortecedores bitubo convencionais.
Outra vantagem do Monroe Adventure, é o seu menor peso, o que se reflete numa resposta mais rápida perante as irregularidades do terreno.
O Adventure tem um pistão de maior tamanho, o que permite uma maior refrigeração do mesmo. No interior deste amortecedor, o nitrogenio gasoso está separado do óleo por um pistão de desenho especial e uma baixa folga, com o que se consegue uma pressão constante de 360 psi, conseguindo-se reduzir as perdas de rendimento comuns aos amortecedores bitubo convencionais.
Outra vantagem do Monroe Adventure, é o seu menor peso, o que se reflete numa resposta mais rápida perante as irregularidades do terreno.
O Princípio do Amortecedor
Como já sabemos, o amortecedor é instalado entre o chassi do carro e a roda, sendo um dos principais componentes do sistema de suspensão do veículo. Quando a roda se movimenta verticalmente por causa das irregularidades da superfície da estrada, a haste do amortecedor também se movimenta no mesmo sentido. Este movimento faz o óleo contido no amortecedor se movimentar pelos tubos de pressão e reservatório, atravessando as válvulas do pistão e de base .
A resistência do óleo ao passar pelas válvulas cria uma pressão, o que chamamos tecnicamente de carga, responsável por controlar os movimentos do veículo. O amortecedor segue o princípio da física que diz "a energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada", onde a energia cinética, gerada pela movimentação, se transforma em energia térmica, gerando calor.
A resistência do óleo ao passar pelas válvulas cria uma pressão, o que chamamos tecnicamente de carga, responsável por controlar os movimentos do veículo. O amortecedor segue o princípio da física que diz "a energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada", onde a energia cinética, gerada pela movimentação, se transforma em energia térmica, gerando calor.
Como o Amortecedor Trabalha
Os amortecedores são basicamente bombas de óleo, e o tipo mais usado atualmente é denominado telescópico hidráulico. Um pistão é preso ao fim da haste e trabalha de acordo com a movimentação do fluido hidráulico no tubo de pressão. Como os movimentos de suspensão são na sua grande maioria verticais (para cima e para baixo), o fluido hidráulico é forçado a passar por furos (orifícios) presentes no pistão. Se os orifícios forem pequenos, a carga do amortecedor será alta, resultando no maior controle da movimentação da suspensão. Caso contrário, se os orifícios forem maiores, a carga do amortecedor será baixa, resultando no controle mais suave da movimentação da suspensão.
O amortecedor tem três funções básicas e distintas:
# Mantém o contato dos pneus com o solo.
# Controla os movimentos de abertura e fechamento das molas.
# Proporciona benefícios ao condutor, passageiros e ao veículo.
# Controla os movimentos de abertura e fechamento das molas.
# Proporciona benefícios ao condutor, passageiros e ao veículo.
É isso aí, uma breve descrição dos recursos desta linha de amortecedores da Monroe e uma explicação sobre o amortecedor em geral.
Abraços e até a próxima! Fiquem com Deus.
Abraços e até a próxima! Fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário