segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

INTERCOOLER MITSUBISHI 4M40

 

Muitos dos motores a diesel que usam turbocompressores contam com o auxílio do intercooler. Mas poucas pessoas conhecem, realmente, a sua importância ou funcionalidade.
Pode-se dizer que o intercooler é um grande aliado das turbinas, já que ele praticamente resolve um problema que pode comprometer a eficiência do funcionamento do propulsor. O turbo tem a função principal alimentar melhor o sistema de ar que entra nos cilindros do motor. Entrando mais ar para dentro dos cilindros, se tudo estiver em perfeita ordem, ou seja, bomba injetora sem problemas, bicos injetores devidamente calibrados, motor com folgas de válvula devidamente calibradas, boa compressão dos cilindros, isso resultará em maior potência.
O único senão, para o bom funcionamento do motor, é o turbocompressor alimentar os cilindros com ar quente. Se o ar introduzido sob pressão estiver muito quente , fica pobre em oxigênio e expande suas moléculas, o que faz com que ocupe muito espaço na câmara de combustão prejudicando a queima ideal do combustível.
O intercooler foi criado exatamente para compensar essa eventualidade. Quando o ar quente proveniente do turbocompressor, passa aquecido pelo seu interior ele é imediatamente arrefecido. Isso aumenta a sua oxigenação, reduz sua massa e, conseqüentemente, permite a entrada de maior quantidade de ar nos cilindros.
O resultado dessa operação é a perfeita queima do combustível proporcionando maior potência e torque ao motor. Portanto, a função básica do intercooler é trocar o ar quente, pobre em oxigênio, por ar frio, rico em oxigênio.



Este processo é fácil, fácil de fazer não precisa de oficina, faça você mesmo em casa. Basta um pouco de paciência e gostar de mecânica e de mecher no seu carro. Que é o meu caso. Tá esperando o que? Mãos a obra.

Abraços e até a próxima dica. Fiquem com Deus.


Fonte de pesquisa:  Clube do Diesel - http://www.clubedodiesel.com.br/?p=552

Um comentário:

RafaRodrigues disse...

Bom dia Leo. O intercooler do meu Pajero estava 3x pior do que esse do vídeo e consegui melhorá-lo muito, porém, o motor do eletroventilador logo abaixo estava travado. Após destravá-lo notei que existia somente um toquinho de mangueira no tubinho que sai do moto do FAN, mas não identifiquei onde essa mangueira é ligada no motor do carro. Você por um acaso saberia me informar?