Quando a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará. E no caso que descrevo dentro do sistema de arrefecimento resultará em superaquecimento do motor e consequentemente possíveis danos decorrentes, como: mangueiras soltando ou explodindo, muito ar no radiador (mesmo com o carro frio), no radiador sem a tampa com o motor ainda aquecido a água borbulha. Isso era o que estava acontecendo com o meu carro.
Mas o mais estranho é que só acontecia depois de alguns minutos a 110, 120km/h ou com o ar ligado depois de uns 20 minutos. A temperatura subia a ponto do ponteiro quase chegar ao vermelho, se desligasse o ar voltava ao normal. Mas a pressão dentro do radiador era muita. Acho que não estourou por que era de cobre, sendo assim as mangueiras iam estourando ou soltando.
Levei a um amigo e irmão em Cristo proprietário de uma oficina aqui perto de casa, na época do niva ele me ajudou muitas vezes e é o mecânico do carro de meu pai. Alberto da Litoral Motores, fez um check up na viatura e a minha suposta idéia do problema foi confirmada por ele.
Aparentemente parece junta do cabeçote danificada. Mas a que ponto? E o cabeçote? Dúvidas que só a desmontagem poderia nos responder. De imediato comprei junta e parafusos novos de qualidade (AJUSA). Cerca de R$ 746,00 parafusos e junta mais o sedex. Lembro-me de fatos em oficina anterior (que vocês já sabem da história) me fizeram optar por trocar logo os parafusos também. Estes parafusos foram feitos para serem usados no máximo 2X.
Assim que chegaram as peças demos início ao desmonte. E para nossa surpresa dos 20 parafusos que dão aperto ao cabeçote no bloco apenas 2 estavam apertados (serviço feito em oficina anterior no ano de 2011). Isso mesmo, folgados! Até minha avó folgava aqueles parafusos. Seguindo a sequência de desaperto conforme fabricante removemos o cabeçote. Olha o estado da junta:
Até silicone usaram na parte da corrente de comando.
Olha o bloco:
Pistões e folga normais, sem vasamentos de anéis de seguimento. Na troca da corrente de comando na Valcar não foi verificada nenhuma folga anormal nos casquilhos móveis e fixos. Nesse bloco após limpeza estaria pronto para receber junta nova e cabeçote.
Inclusive foi detectado óleo dentro dos orifícios dos parafusos ocasionando o calço hidráulico. Que com uma pistolinha de ar foi retirado.
E falando em cabeçote, vejam o estado. E pásmem todos ficamos, tinha silicone dentro de alguns orifício de água parecendo que propositalmente foi colocado ali. Saiu parecendo um palito.
No detalhe, esta foto em resolução maior dá para ver melhor, veja em amarelo todos os buracos tinham silicone, na frente onde a junta foi colada com silicone vermelho.
Safadeza, isso é desonestidade. Quando acaba dizem que o carro é ruim. Ruim uma zorra somos lesados por irresponsáveis e inescrupulosos donos de oficina que se dizem mecânicos. É por isso que nada na vida destas pessoas dá certo. E a Mitsubishi perde clientes pois para leigos que são facilmente enganados o carro é que não presta. Mas aqui já chega, o lance é de cartas limpas, ou age certo ou toma na cara. Amigos se quiserem conto aonde não irem e a quem confiar seus carros.
Cabeçote sendo limpo para averiguar se ouve empeno na base com uma régua de aluminio.
Desde que comprei este carro que ele sofria deste mal de temperatura, a princípio troquei o radiador pensando que o que mandei fazer adaptado tivesse ficado com a vasão pouca para o carro, mas na verdade o problema estava era no serviço da montagem da junta do cabeçote e só Deus sabe o que mais foi feito depois. Comprei um radiador novo e melhorou mais assim que se agravou a junta o problema veio com força, ou melhor pressão alta, mas o remédio estava sendo providenciado (kkkkk... rir pra não chorar).
Veredicto do cabeçote, um leve empeno nas extremidades. Levei pra facear. Bem fininho, de leve mesmo. Alberto providenciou tudo tem um amigo dele dono de retífica que faria o serviço e entregaria para o mesmo dia. Valor do serviço para camarada R$ 200,00 (faceamento e limpesa geral do cabeçote).
Fiz este vídeo pra vocês verem o processo do faceamento. O cabeçote da pajero tem tolerancia ao faceamento, estas medidas foram levadas em consideração e o mínimo necessário foi retirado, informou o responsável pela retífica.
Cabeçote limpo e pronto para a montagem.
Alberto gosta de passar um pouco de óleo para não estragar a junta caso seja necessário remove-la. Afinal após a limpesa dos orifícios dos parafusos, não saberiamos se as roscas estavam espanadas no bloco, e poderia ser necessário a retífica das mesmas. Abrindo nova rosca e colocando buchas. Mas não foi necessário. Graças a Deus! Menos um atraso e problema para resolver-mos.
Parafusos novos |
Até o momento foram quase 2 dias no processo de desmontagem e montagem do cabeçote na pajero. Já era tarde do dia por volta das 18:30h quando demos por encerrado a montagem. Ficou o ajuste final e funcionar o motor para o terceiro dia. Detalhe de toda a operação. Como gosto de mecânica e tenho esta relação aberta com Alberto além dele ser um mecânico transparente no seu trabalho acompanhei e dei minha ajuda conforme ele deixava (kkkk... Léoooo deixa que eu faço isso.).
Na manhã seguinte o dia era sábado sol forte do verão baiano e eu alí de férias (todos em casa) e na oficina labutando com a irresponsabilidade dos outros. Mas era para mim e desta vez o mal seria extirpado definitivamente. OXALÁ!
Eu, meu pai e Alberto imbuídos em terminar o serviço. Neste dia o almoço seria na oficina, cardápio: Feijoada de feijão fradinho, calabresa e carne de sertão e refrigerante. Foi só alegria principalmente depois de funcionar o motor e refazer todos os testes... tudo perfeito como deve ser, como tem que ser. Glória a Deus!
Motor armado e funcionando |
Alberto eu e meu pai |
Pois é pessoal, a luta é árdua e persistente, mas enquanto tivermos esperança e coragem vamos vencendo. E o inimigo caindo por terra. Deus seja lovado.
Abraços, Deus os abençoe.
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