sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LUZ DA TRAÇÃO 4X4


Pessoal a tração 4x4 da minha pajero não estava funcionando e as luzes de indicação do 4x4 no painel não paravam de piscar como se estivessem acionadas o tempo todo. Fui na oficina de Valdilson (Valcar) para solucionar-mos esta questão. Trocamos as válvulas solenoide da tração (luz de indicação da roda livre painel).


Inspecionamos o atuador da roda livre
 (mecanismo que aciona a roda livre). 



Ele estava com um dos tubos do vácuo quebrado e as mangueiras ressecadas, que precisaría-mos subistituir. Usamos esta incolor na mesma espessura.

 

Na foto abaixo circulado em vermelho mostro o tubo quebrado e o outro bom. Na sequência foto de atuador novo e fotos do atuador do meu carro desmontado (muito sujo internamente). Fizemos a limpeza das peças com óleo diesel, pegamos a tampa de um outro atuador e remontamos.

Atuador novo


Após a remontagem tudo voltou a funcionar perfeitamente, a tração esta engatado e a luz de indicação obedece o engate da alavanca. Como as luzes do painel tem seus sensores distribuidos em vários pontos do carro ainda falta inspecionar o da caixa de transferência responsável pela luz do bloqueio (que ainda esta piscando). Mas pra resolver precisamos baixar a caixa. Vai ficar para outra oportunidade é muito trabalho. Abaixo o esquema da tração.


E isso aí, abraços e até a próxima.


ATENÇÃO
As válvulas voltaram a dar defeito.
Bem galera fiz alguns testes ontem (26.05.2014) na areia em uma subida íngreme com a válvula apresentando defeito ou seja piscando as rodas dianteiras no painel.
Supostamente o que dizem que quando se está piscando uma ou as duas válvulas estão queimadas impossibilitando o engate 4x4.
Vale ressaltar que meu carro é uma Pajero GLS-B 2.8 ano 1998/99.

Teste
- Numa distancia de 30 metros uns 10mt de base e 20 na ladeira ângulo mais ou menos de uns 60º. Ataque em primeira marcha.

1- Sem tração apenas 4x2. O carro perdeu força assim que o peso deslocou para a roda traseira. A roda patinou e começou a cavar o chão. A roda dianteira (eixo) não apresentava qualquer sinal de giro (lembre-se no painel está piscando).

2- Com a alavanca da tração na posição 1 (4H). O carro subiu quase todo o obstáculo quando parou eu forcei a subida trabalhando o carro na subida e pasmem! A tração estava funcionando. A roda dianteira girava chegando a cavar na tentativa de subir.

3- Retornei a base da duna avancei mais uma coloquei na posição 4HLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado. Se seguiu como previsto muito parecido com o desempenho anterior embora um pouco melhor na subida.

4- Agora pra subir parede. 4LLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado e Reduzida. Véi na boa só não fui ao topo porque tinha uns bagulho lá mato, sobra de material de construção... entulho. Avançando muito mais que as outras.

CONCLUSÃO

Esta merda de pisca pisca no painel só serve pra deixar agente doido. E rico pra quem vende as válvulas.

No meu carro o 4x4 está funcionando 99% vamos tirar 1% da discoteca no painel.

Façam o teste vocês escolham uma ladeira ingrime de preferência areia ou barro, e testem.

Vou refazer o teste e filmar e acrescento pra vocês verem.

Fonte de pesquisa:
http://www.pajeroclub.co.za/forum/viewtopic.php?f=25&t=119
http://www.clubmitsul200.com/t635-luz-boble-traccion

8 comentários:

Oscar Kratz disse...

Meu, vc tá fazendo um trabalho MUITO bacana na sua Pajero.
Muito mais ainda suas explicações do NivaBlog.
Bem detalhado e vai ajudar todos os Pajeristas do Brasil a resolver problemas
que mais ocorrem com suas viaturas.
Gostei demais!!!

Mas, não podia imaginar que o cabeçote da sua Pajero tava com um baita problemão.
Vc vê como tem mecânicos maldosos por aí a fora.

Bota esse caso das luzes também no Forum4x4 no topico correspondente.
Tem alguns lá que não foram, até hoje, resolvidos.
O do cabeçote p aquele cara de SC vai ajudar bastante.

Forte abraço e como vc mesmo diz, "...a saga continua...",

tonimar disse...

Boa tarde...
Estou exatamente com esse problema e não estou achando o bendito ATUADOR.
Tentei acessar o link informado, mas não carregou.
Caso alguém tenha essa peça ou saiba onde conseguir, sem ser na concessionaria, agradeço...

Leo Couto disse...

Tonimar, se o atuador não estiver com a borracha furada ou o corpo partido dando entrada de ar basta uma limpeza que volta a funcionar.

marcos toni disse...

Olá tudo bem trabalho com parte elétrica de veículos 4x4 tenho a solução do seu problema com as luzes do 4x4 qualquer coisa é só falar

Unknown disse...

A minha eh uma gls 2.8 turbo intercooler 94 e na 2h fica piscando direto as dianteiras mas quando coloco na 4h e nas posteriores liga as lus direto e funciona toda tração normal

Camila Mirela Bianchini disse...

ola sera q vcs poderiam ajudar eu tenho uma l200 sport 2004 e a alavanca da tração nao engata ele endureceu

Leo Couto disse...

Camilá, deve ter encavalado. Experimente dar ré e ao mesmo tempo dar um tranco na marcha da tração para frente. Normalmente solta.

Leo Couto disse...

Camilá, deve ter encavalado. Experimente dar ré e ao mesmo tempo dar um tranco na marcha da tração para frente. Normalmente solta.