sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SOLUÇÃO ANTI-TRAVAMENTO DO ROLAMENTO DE RODA DIANTEIRA DO NIVA

Já vi e li muito relato sobre rolamento de roda dianteira do niva travando. Eu mesmo fui premiado algumas vezes e lhe confesso é uma situação de aperto, literalmente falando. Pois agente fica refém da situação e o pior se estiver desatento ou se for o famoso pé de chumbo a coisa pode se agravar causando um acidente de grandes proporções.
Então o que ocasiona tal travamento? Desgaste das peças, mal funcionamento do sistema tipo fuga de graxa, e o mais interessante, a forma adotada pela Lada para o sistema de rolamento dianteiro é falho. Então muitos no Brasil criam soluções independentes adaptando todo o sistema de roda dianteira ou melhorando mantendo sistema original, procedimento adotado no meu niva.
Bém, toda a habilidade e pesquisa foram idéias do Sr. Saulo Silva, mecânico proprietário da *Oficina Beira Rio.


Compartilho com os camaradas:

1º - Desmontar todo o conjunto de roda, limpar bem, eliminando toda rebarba de capa e rolamento. Este procedimento visa afastar qualquer irregularidade que possa interferir na medição do entre rolamentos e entre os encostos;



2º - Colocar as capas (novas) dos rolamentos no alojamento e o rolamento. Unir bem os dois e medir o espaço entre os rolamentos (A);

3º - Colocar o cubo de roda na junta homocinética e medir entre os dois encostos do rolamento(B);

4º - Calcular a diferença (A - B = Espessura da Arruela)



5º - A medida da confecção da arruela é conforme A-B. Sendo que a medida externa não poderá ultrapassar a 40mm, e a medida interna será a da haste da homocinética, ressaltando que do lado da base da haste da homocinética a arruela deverá ter um ângulo para o assentamento. Caso seja necessário ajustes finos de compensação utilize arruelas de reparo de roda traseira de fusca.



6º - Cabe ressaltar que havendo um gesgaste tanto das bases da homocinética como do beral do cubo ou da base do cubo será necessária na próxima troca de rolamentos uma nova aferição do conjunto A e B.
Este procedimento elimina a chance de rolamento trancar pelo excesso de torque dado a porca na homocinética. Na verdade feito tudo isso acima vc poderá dar o maior aperto possível que os rolamentos continuarão livres e a roda bem presa.

** Oficina Beira Rio - Serviços mecânicos, check up eletrônico e limpeza de bicos. Rua Mª Isabel dos Santos, 362, Centro, Lauro de Freitas-BA (71) 3378.4214 saulomecsilva@hotmail.com





7 comentários:

Unknown disse...

gostei mto da sua explicação, valeu mesmo eu tava precisando,sobre o rolamento da roda dianteira do niva.abraços.

Leo Couto disse...

Ok Amauri. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação e pela boa vontade em participar o conhecimento.

Jonas Mateus
Salvador-Ba.

Leo Couto disse...

Informar é um dos objetivos do meu blog Jonas, ajudar com as minhas experiências adquiridas nestes anos de niva com os demais niveiros.

lambari disse...

e ae camaradas tenho niva faz pouco tempo que comprei em minha primeira viagem nesse feriado voltando pra minha cidade o rolamento da roda deu defeito gostaria de saber de vcs qual rolamento pode ser usado ou tem que ser o da niva msm desde grato a vcs grande araço.

Leo Couto disse...

Procure em casa de rolamentos pelo código 32008, dê preferência pelos de 1ª linha.

Anônimo disse...

Nice and thanks!