segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EU DIGO SIM À MOTOCICLETA

Campanha lançada pela MOTOCICLISMO MAGAZINE com o objetivo de mostrar os benefícios que as motos trazem à sociedade

Apesar de sua importância social e econômica, atualmente, a moto e seu mundo são vistos negativamente pela sociedade, e seus problemas específicos não são levados em conta.

A moto é uma solução, não um problema.

SIM – A moto é uma ótima alternativa, além de ser viável e transmitir liberdade de ir-e-vir, sem depender de ninguém.
SIM – Diante dos problemas causados por outros meios de transporte e da falta de um transporte coletivo coerente, a moto oferece um transporte livre, individual e sustentável.
SIM – Os motociclistas favorecem a circulação, deixam mais espaços para os demais veículos e facilitam projetos favoráveis à criação de espaços de melhor convivência.
SIM – A motocicleta merece ser potencializada e aceita como uma ótima solução ao tráfego urbano e para o lazer. A nossa campanha enfocará a segurança e as melhorias para todos os motociclistas. Essas são algumas das medidas que nós pleitearemos junto aos órgãos responsáveis: estudo para a liberação da faixa de ônibus ao uso das motos e a ampliação das faixas exclusivas; criação de mais estacionamentos específicos; não à proibição indiscriminada de estacionar em calçadas, pois existem espaços onde seria totalmente viável; incentivo ao uso e à diminuição dos custos dos equipamentos de segurança como: jaquetas, calças, botas e luvas apropriadas; diminuição dos impostos sobre a motocicleta devido à sua prestação social; preço do seguro mais justo; planos de financiamento mais amplos; equivalência da Carteira de Habilitação B-A1 como ocorre na Europa.

A motocicleta e o tráfego

A moto merece respeito e atenção de todos. Os carros são maioria no trânsito, mas, assim como caminhões, ônibus, vans etc., as motocicletas merecem uma atenção específica às suas características e necessidades junto ao trânsito, ao pavimento e à sinalização. Essa atenção prioriza a segurança e contempla o desenvolvimento de suas capacidades e vantagens ao máximo. Por isso, deve-se projetar ruas e estradas pensando nela, como guard-rails com proteção inferior, sinalização horizontal antideslizante, sinalização vertical apropriada e conservação do pavimento ou asfalto.

A moto como um elemento de lazer

A moto é positiva. Além de ser útil e um imprescindível meio de transporte, a motocicleta oferece importantes valores quanto à liberdade e à satisfação em seu uso. Transmite uma sensação de bem-estar aos seus usuários e acompanhantes. Por isso, o uso da moto deve ser uma atividade segura e prazerosa.

A moto na sociedade

O motociclista é um cidadão. Desconsiderando a marginalidade provocada por alguns, estamos orgulhosos por andar de moto e fazer parte da sociedade. Por isso, reinvidicamos seu uso, tanto prático como de lazer. Não devemos ficar na defensiva. Somos mais de 9 milhões em todo o Brasil, o suficiente para chamar a atenção dos políticos e da sociedade em geral. A forma de pleitear e defender nossos direitos será parte essencial da mensagem positiva da moto, o que descarta qualquer tipo de resposta agressiva aos demais cidadãos.

Matéria estraida do site Motociclismo on line - parte da Revista Motociclismo.
Rafael Miotto
http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=58

3 comentários:

Anônimo disse...

EU TB DIGO SIM À MOTOCICLETA / MOTOCICLISMO!!!

apesar de novato no meio (1 mes e 1/2 ainda), não me vejo mais sem a magrela.

E ANDANDO SEMPRE EQUIPADO.

grande abraço meu chapa, boas motocadas.

Wagner Guerreiro

Anônimo disse...

Digo SIM a MOTOCICLETAS, lembrando que desses 9 milhões, uma grande parte se não a maoiria fazem os serviços rápidos que as próprias empresas necessitam, ela é uma ferramenta muito importante nos grandes centros além de poluir bem menos que um carro ou pior um caminhão...

Anibala

Leo Couto disse...

Grande Wagner, fico satisfeito pelo seu comentário e feliz em saber que também é motociclista.
Abraços.

Poís é Jr. a questão da poluição é tema da próxima postagem.