quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CONSELHOS PARA A PRÁTICA DA CAÇA SUBMARINA


A Caça Submarina é um esporte de alto risco por isso é importante a prática seguindo todos os seus conceitos de segurança.


Sempre mergulhe com um dupla
De preferência mergulhe com uma dupla que esteja com o mesmo nível técnico e físico que o seu, assim ambos poderão fazer algo em caso de um acidente, não adianta você mergulhar em um lugar de 20 metros com um parceiro que não consiga atingir tal profundidade, o máximo que ele poderá fazer é buscar algum tipo de ajuda.


Evite mergulhar em local de pouca visibilidade
A falta de visibilidade na água causa um risco maior em relação a se obter uma visão geral do pesqueiro, você pode estar em um local onde a 02/03 metros de você pode existir uma rede a qual você só vai se dar conta quando estiver enroscado, assim, quando for praticar algum mergulho nessas condições de visibilidade, triplique seu grau de atenção e evite percorrer percursos muito extensos, assim você estará diminuindo o risco de ficar preso em alguma coisa. Nunca efetue um disparo sem saber se realmente não tem ninguém atrás do alvo.

Evite mergulhar em locais com muitos mergulhadores
Evite pescar em áreas onde se encontram grandes números de mergulhadores, principalmente se você não conhece a capacidade deles, um mergulhador inexperiente estará atirando em qualquer coisa que se mova, assim, você pode se tornar um bom exemplar para esse sujeito.


Evite locais com muita movimentação de embarcações
Locais com muito trafego de embarcações são geralmente locais de alto risco, muitos marinheiros se esquecem de olhar o mar, e vão navegando pelo “horizonte”, assim você pode ser facilmente atropelado por alguma embarcação.

Sempre mergulhe com uma bóia ou prancha de cor clara e com bandeira
O mergulho acompanhado de uma bóia ou prancha pode se tornar um mergulho mais seguro por diversos fatores, você sempre estará com um ponto visual bem mais fácil de se localizar do que apenas a ponta de seu snorkel, se por qualquer motivo você tiver que se “apoiar” em algo, você terá a bóia como um bom flutuador, ou no caso da prancha metade do seu corpo estará fora d'água melhorando o dislocamento e ajudando ainda no descanço, você terá mais um visualizador para marinheiros desavisados "a bandeira".


Cuidados com a arma
A arma que você carrega para fazer suas pescarias também pode se transformar em um perigo contra você, nunca suba na embarcação com qualquer tipo de arma carregada, na hora do mergulho, aponte sua arma sempre para baixo e longe de algum companheiro que esteja começando a decida. Sempre mantenha seu dedo fora do gatilho, o dedo só vai para o gatilho na hora do disparo, se você ficar com o dedo no gatilho a chance de ocorrer um disparo imprevisto aumenta muito, por qualquer susto, seu primeiro instinto e travar os músculos, e se por infelicidade seu dedo estiver no gatilho, pode levar a arma a disparar, principalmente arbaletes, que são providos de gatilhos cada vez mais sensíveis.

A hora do disparo
Sempre que for efetuar qualquer disparo, certifique-se que não tenha ninguém atrás de seu “alvo”, principalmente quando a água não apresentar uma boa condição de visibilidade.


Respiração antes da imersão (descida)
Nunca passe o limite que seu corpo está capacitado para suportar, qualquer exagero pode causar um apagamento. Técnica que uso: Respire o mais natural possível, e antes da imersão utilize uma sequência de 3 respirações lentas e profundas, prenda e desça.


Abdique da pescaria ou do peixe
O caçador sub tem que ter em mente que sua vida vale mais que um dia ruim de mergulho tipo condições climáticas, fisiológicas ou o peixe, assim, quando você estiver sentindo que não vai dar, não vai dar mesmo, desista do mergulho ou do peixe. Em se tratando de peixe em um disparo mal dado se for o caso necessário abandone a arma e o cinto de lastro, sua vida vale mais que eles, esta regra vale principalmente em mergulhos mais profundos.


Abraços e até a próxima!

43 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Estava na praia hoje e vi um mergulhador saindo de um mar esverdeado.
Ele veio calmamente até a margem, com a roupa de mergulho preta, e a face escondida sob a mascara e os óculos.
O arpão desarmado estava na sua mão. Puxou uma bóia laranja quando chegou a praia e retirou os pés de pato. Depois sei lá de onde apareceram uns 5 peixes enormes...
nossa...
do nada aquilo pareceu muito atraente pra mim.
Acabei com muita vontade de experimentar a caça submarina. Bem, seu blog foi o primeiro que vi.
Parabéns. Obrigado pela ajuda que vem dando aos iniciantes.
Sucesso!
Danilo Pinheiro
danilopinheiro@hotmail.com

Leo Couto disse...

Obrigado pelo comentário Danilo. Sempre dê uma espiada aqui no blog que terá dicas e fotos de sobre caça sub.

Empório Bruxaria disse...

Achei um maximo as dicas, um dia eu ainda pratico pesca submarina.
Sou de MG, mas acho que por aqui não tem lugares ou tem?

Leo Couto disse...

Você pode experimentar a pesca sub em água doce. Rios, lagoas e represas, são points onde se pode praticar. Aqui no blog também tem dicas para a pratica em rios. Veja: http://nivasouto.blogspot.com/2010/06/pesca-sub-em-rio-dicas.html
Obrigado pela visita, volte sempre!
Abraço.

junior disse...

ola amigo eu moro em joao pessoa paraiba,comprei um arbalete de 100mm pra mim eu ainda nao tive a oportonidade de mergulhar pra dar um tiro em um peixe eu ainda tenho muito medo de moreia como vc é experiente o que devo fazer quando ver uma.

Leo Couto disse...

Primeiro parabéns pela escolha do esporte, a pesca sub vai muito além que uma prática esportiva. É terapia, preservação (é uma modalidade de pesca seletiva)... A moréia é um peixe de carne gordurosa e muita espinha, há quem goste eu não. Naturalmente ela abre a boca e mostra os dentes afiados não para atacar, mas é um processo da sua respiração. Daí a fama de "monstro". Saiba que se for arpoar uma terá trabalho pois é um peixe muito valente depois de arpoado. Se ainda assim estiver decidido em capturar arpoe na região da cabeça. E depois de arpoada ela vai se enrolar toda no arpão, tente cortar a cabeça para definitivamente acabar com a reação dela. Abraços e excelentes mergulhos.

Anônimo disse...

ai parabens pelo blog.
ja decidi que vou começar a praticar a pesca submarina.
onde moro aqui em minas gerais tem represas e rios,
minha duvida é qual arbalete voce me sujere que eu compre eu me refiro a tamanho,elastico,marca boa mas em conta tanto de arbaletes quanto em equipamentos necessarios,
conto com sua ajuda pois estou ansioso para começar logo e explorar um enorme lago aqui no sul de minas o lago de furnas,
por isso prefiro ouvir a opniao de quem sabe,se tiver alguma tecnica alguma coisa que eu nessecite por favor me ajuda ai..
obrigado ate a proxima.

Leo Couto disse...

Lays, obrigado pela visita. Vamos as respostas. Quanto ao arbalete se o visibilidade for pouca dê preferência por arbaletes menores tipo um 75 no máximo 90 cm. A borracha que vem original ´na arma é suficiente para bons tiros. Hoje no mercado nacional as arbaletes não devem em nada para as importadas. Pode comprar sem medo de ser feliz. Máscara escolha uma de volume interno reduzido, e nada de coloridas, idém a roupa calça e jaqueta com capuz, meias, lastro, faca, nadadeiras, uma bóia. A técnica é a prática e assiduidade quem vai melhor lhe condicionar. Mas se quiser faça uns treinos de aeróbicos (corrida, bike) ajuda muito na condição cardio pulmonar.
Vá com calma e procure ir sempre com um parceiro. Boas caçadas. Abraço.

Anônimo disse...

Respiração antes da imersão (descida)
Sou novo nessa pescaria montei meu equipamento e estou dando uma pesquisada antes de pescar.
e não sabia da respiração valeu a dica

Leo Couto disse...

É isso ai anônimo, e comece por locais mais rasos. E a medida que for adquirindo confiança vá aumentando a profundidade e as distâncias. Mas esteja sempre com um dupl. Abraço.

Rocio disse...

Olá, eu queria saber o que era o melhor lugar em Brasil para caça submarina. Eu amo o mar e água, mas o problema é que meu cabelo é feio e eu tenho que pegar pranchas todos os dias.

SAULO GOMES disse...

OLÁ BOM DIA MEU AMIGO MUITO BOM SEU BLOG,CARA EU MERGULHEI NA MINHA ADOLECENSIA PAREI POR NÃO PODER COMPRAR UM MATERIAL MELHOR,HOJE COM TRINTA ANOS DECIDI VOLTAR COMPREI UM MATERIAL COMPLETO ESTOU ESPERANDO CHEGAR MAIS VENHO NOTANDO QUE MEUS OUVIDOS DOI QUANDO EU DOU MERGULHOS EM PICINAS PROFUNDAS EU SEI QUE VAI ACONTECER TAMBEM QUANDO EU CAI NO MAR,QUE DICAS VC ME DARIA PARA DIMINUIR ESSAS DORES NOS OUVIDOS OU ATE MESMO EVITALAS,OBRIGADO

Leo Couto disse...

Rocio, surgiro que voce adote o estilo careca, ou use tôca. Quanto ao melhor mergulho do Brasil... é complicado dizer onde, mas posso lhe garantir onde tiver água limpa e quente vais achar muito peixe e ótimos mergulhos. Abraço.


Saulo, bom saber que gostou do blog e que estas voltando a ativa. Obrigado pela visita e pelo elogio. Vamos a sua pergunta: Aplique a Manobra de Valsava. A Manobra de Valsalva, amplamente difundida, é realizada ao se exalar (lançar fora de si) forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio. Desta maneira você irá equalizar a pressão quando ela mudar no ambiente áquático. Faça isso toda vez que sentir necessidade durante a imersão. Abraços e ótimos mergulhos.

Unknown disse...

Que idade posso começar a pesca sub?

Leo Couto disse...

Não existe uma idade determinada, o que prevalece neste momento é a prudência. Se um adolescente quer iniciar-se no esporte é melhor começar nas poças, em locais onde há quebra mar ou pedras na beira quando a maré está baixa elas surgem. Sempre tem algum peixinho para se ir pescando e praticando o esporte. As vezes até peixes maiores ficam presos nelas. Mas o mais importante dependendo da idade eu aconselho que seja supervisionada por um adulto. Iniciei aos 7 anos quando minha mãe me deu minha primeira máscara. Lembro-me de meus tios estarem sempre presentes nos mergulhos. Aos 15 já estava caçando peixe e lá se vão 30 anos de caça sub.
Fica com Deus. Abraço.

Unknown disse...

cara gostei muito das dicas no seu blog parabéns.
Acho muito bacana esse esporte.
Gostaria de saber oque preciso para começar a praticar?

Leo Couto disse...

Paulo, faça uma avaliação médica e procure ver como anda o coração. Depois de liberado pelo médico compre os equipamentos, procure locais rasos e de fácil acesso e vá treinando. Faça amizades e vá ganhando experiencia. Logo logo estará arpoando belos exemplares. Boa sorte.

Unknown disse...

Suas dicas são geniais, combinaram com as minhas experiências e as suas foi muito mais, tem meu respeito na PESCA SUB.

ÓTIMO MERGULHOS E FAÇA NOVOS COMENTÁRIOS PARA AUMENTAR NOSSAS EXPERIÊNCIAS.

Leo Couto disse...

Obrigado Alex, Deus o abençoe.

Unknown disse...

Add meu email leo couto, vc eh de onde? Gostaria de fazer varias perguntas estou comecando ma pesca tbm e a cabeca cheia de duvidas.. Obrigado

Herculano Mota disse...

Leo teu blog e demais cara, estou começando por enquanto estou na superficie acostumando com a nadadeira e a mascara. quanto a arma eu gostei muito a de 50 cm é legal pra começar?

Leo Couto disse...

Obrigado Herculano. Armas curtas são usadas geralmente para segundo tiro, em água onde a visibilidade é pouca... mas nada impede que seja sua primeira arma. Apenas perderá alguns peixes quando a distância for maior que a de alcance do arpão. Excelentes mergulhos pra você. Abraço.

Anônimo disse...

Léo Couto
Bom dia, eu e um amigo temos intenção de iniciarmos nesse esporte, porém, temos uma pequena ideia dos equipamentos a serem usados e do valor aproximado para aquisição dos mesmos. O local em que praticaremos o esporte é um rio represado por uma barragem (Rio Paranapanema)onde encontraremos, provavelmente, tilápias e tucunarés

Leo Couto disse...

Beleza, então boa sorte pra vocês e muita diversão. Fiquem ligados apenas no periodo de proibição da pesca nos rios. Abraço.

Unknown disse...

Estou vendendo equipamento completo de caça submarina, de alta qualidade. Motivo é que sou militar e fui transferido pra uma cidade no MS . Interessados posso mandar fotos.

Leo Couto disse...

Vamos ver se alguém se interessa por aqui Juliano. Mas minha dica é que faça um anuncio no mercado livre. Boa sorte.

Anônimo disse...

Juliano, por favor envia as fotos e vale valores para o meu contato de e-mail: pedro_mizael@hotmail.com.
Manterei contato. Vlw.

Anônimo disse...

LEO ...
TENHO 22 anos e estou louco para começar o esporte.
moro no interior e não tem como eu fazer cursos ou arrumar alguem que possa me ensinar ..
comprei meu equipamento ja esta pra chega ..
alguma dica que possa me da para os primeiros dias que eu for caçar ?

Leo Couto disse...

Arrume um parceiro de mergulho. Conheça o local onde vai mergulhar. Tenha calma e segurança em todos os momentos. Nada de mergulho onde há banhistas. Arma em terra sempre desarmada. Na água dedo fora do gatilho pra evitar disparo acidental. Use bóia pra sinalizar sua posição. É isso aí. Boa sorte.

Diego David disse...

Parabéns pelo Blog e dicas!

Me mudei para o Espirito Santo e vou começar agora na caça Sub,mas tenho 2 receios.


Posso ser atacado por algum animal tipo cação ou parecido ou isso é improvável?

Se eu mergulhar nos melhores pontos onde já existam mergulhadores corro risco de tomar um tiro por não saberem que estou ali com eles caçando?

Tenho que mergulhar 20 metros para capturar um peixe médio?Quanto tempo de folego debaixo d'água é necessário 20 M descida + 20 M subida e a procura do peixe,parece muito tempo né?

Fiz muitas perguntas rss

Valeu Léo!!



Leo Couto disse...

Diego, obrigado.
Veja bem, o risco existe de ataque de tubarão. Mas, é raro. Utilize bóia de sinalização e não utilize enfieira de cintura. Mantenha os peixes arpoados preso a bóia ou prancha. Mantenha distância de outros mergulhadores por precaução uns 50mt.
Quanto ao tempo de fundo o ideal é que você conheça seu corpo e não force além do necessário. A apnéia maior virá com o tempo e preparação física. Lembre-se, seja prudente e mergulhe com segurança.
Bons mergulhos.

Anônimo disse...

Olá Boa noite tem temporada para pesca sub

Unknown disse...

Olá Leo pesca sub (Socorro) eu sou bem novo no quesito caça, já mergulho a um tempo, agora caça sou bem novato comprei uma arma de 70, porém não estou entendendo arma ela em baixo dagua quando vou atirar a lança sai tranquilo mais quando chega na carretilha perde literalmente a pressão, já tirei toda corda da carretilha enrolei denovo armei quando vou dar tiro a lança sai na pressão quando chega na carretilha perde pressão parece que agarra a corda (ALGUMA DICA POR FAVOR)

Unknown disse...

Olá Leo pesca sub (Socorro) eu sou bem novo no quesito caça, já mergulho a um tempo, agora caça sou bem novato comprei uma arma de 70, porém não estou entendendo arma ela em baixo dagua quando vou atirar a lança sai tranquilo mais quando chega na carretilha perde literalmente a pressão, já tirei toda corda da carretilha enrolei denovo armei quando vou dar tiro a lança sai na pressão quando chega na carretilha perde pressão parece que agarra a corda (ALGUMA DICA POR FAVOR)

Unknown disse...

Olá pessoal, sou novo na pesca sub
Sou de SP capital, procuro parceiro pra praticar junto umas caídas em rio
Meu zap 11 967883548
Jaílson

Unknown disse...

Olá pessoal, sou novo na pesca sub
Sou de SP capital, procuro parceiro pra praticar junto umas caídas em rio
Meu zap 11 967883548
Jaílson

Cristiano Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano Pereira disse...

Me coloque em algum grupo de pesca sub de sp e mg por favor...
12 9 9777 1435
Seguinte, vc conhece a represa de furnas? Se sim, eh legal la pra pesca sub? Abraços irmao e ate mais.

Unknown disse...

Primeiramente Parabéns pela Iniciativa e pelo belo post. e muito bom ter pessoas dispostas a ajudar novos praticantes desse esporte maravilhoso que vem crescendo cada vez mais.

convido o amigo para dar uma olhada neste blog

http://dicas-cacasubmarina.blogspot.com.br/2016/08/6-dicas-infaliveis-para-melhorar-o-tempo-de-fundo-pesca-submarina.html

vamos juntar forças para mais pessoas comecem a pratica, mais com segurança e cuidado. quem dera na minha época tivesse um blog deste nível para me orientar. meus parabéns mais uma vez. Ótimo Trabalho !

Unknown disse...

Qual o tipo de equipamento que você tem, me mande fotos e preços. Obrigado

Unknown disse...

Meu e-mail.

marcio antonio.nascimento@yhaoo.com.br

Unknown disse...

Meu e-mail.

marcio antonio.nascimento@yhaoo.com.br

Unknown disse...

Qual o tipo de equipamento que você tem, me mande fotos e preços. Obrigado